fbpx

PROCON Bahia dá dicas para gastos com o 13º salário

Muitos consumidores já estão planejando a quitação das dívidas utilizando a primeira parcela do 13º salário, que será paga ainda neste mês de novembro. Pensando nisso, o Procon-BA, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, preparou algumas dicas para ajudar os consumidores a planejarem melhor os gastos do final do ano e evitar situações de superendividamento.

O primeiro passo é fazer uma lista com todas as dívidas, principalmente as realizadas com cartão de crédito e cheque especial, que possuem os maiores juros do mercado. Em posse dessas informações, os consumidores poderão organizar melhor o pagamento destes valores e, até mesmo, aproveitar as campanhas de renegociação e quitação de dívidas dos fornecedores, que são frequentes neste período de final de ano.

Outra dica importante é priorizar o pagamento das dívidas mais antigas ou com juros mais altos e evitar o consumo sem critérios. Também é recomendado que o consumidor antecipe, sempre que for possível, o pagamento de prestações, como as de empréstimos e financiamentos, pois adiantar o pagamento do IPTU e IPVA, por exemplo, pode ser mais vantajoso do que aplicá-lo em caderneta de poupança para o pagamento de futuras parcelas.

O consumidor deve ainda planejar as despesas. O ideal é que seja feita uma projeção dos possíveis gastos que envolvam as festas de final de ano – viagens, roupas, presentes – sempre estipulando o valor máximo que pode ser gasto, de acordo com a receita obtida no mês.

Segundo a superintendente do Procon-BA, Gracieli Leal, o consumidor que quiser investir o que sobrou do 13º salário deverá analisar as aplicações disponíveis no mercado, levando em consideração o período em que deseja usar o dinheiro, o tempo necessário para capitalizar (juntar) a importância desejada, a rentabilidade oferecida e o risco do investimento escolhido. Caderneta de Poupança ou Fundos de Investimentos podem ser boas opções para os mais conservadores.

Antecipação do 13º

Alguns bancos oferecem a possibilidade de antecipação do 13º salário. Mas, antes de se decidir pela antecipação, saiba que:
• Trata-se, na verdade, de um empréstimo que tem como garantia o 13º salário. Não utilize esse recurso desnecessariamente;
• Só é interessante para quem pretende quitar dívidas mais caras, como é o caso do cartão de crédito e do cheque especial;
• As taxas de juros podem variar de um banco para o outro e, por ser uma operação de crédito, envolve outros custos (tarifas, impostos). Pesquise e informe-se;
• Verifique o valor financiado e o prazo para quitação.