fbpx

Mutirão do Glaucoma continua

Mutirões de Glaucoma: confira o cronograma para o mês de fevereiro

 

O glaucoma é a terceira causa de cegueira no Brasil. A detecção precoce é a melhor forma de combater os danos causados pela doença. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista aderiu a Campanha Nacional de Combate ao Glaucoma e está realizando mutirões para detecção da enfermidade nas unidades de saúde do município. No ano passado, foram realizados 75 mutirões em todas as Unidades de Saúde do município, onde foram atendidas 9.297 pessoas, sendo diagnosticadas 2.134 pessoas com glaucoma.

O glaucoma se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular (PIO), que provoca lesão do nervo óptico e faz parte do grupo de doenças crônicas que incide em 2% da população geral, aumentando a incidência em pessoas com mais de 40 anos e principalmente após os 70 anos. Geralmente atinge os dois olhos, é uma doença hereditária, ou seja, os parentes em primeiro grau têm dez vezes mais chances de desenvolver a doença.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante o tratamento para os pacientes portadores de glaucoma, com consultas com médico especialista, exames diagnósticos e dispensação de colírios e em alguns casos cirurgia. Em Vitória da Conquista, atualmente, existem dois prestadores credenciados ao SUS que estão envolvidos nos mutirões, além de atender os pacientes, com agendamento feito pela Central de Marcação de Consultas, por meio das unidades de saúde.