Ministra cumpre agenda em Vitória da Conquista

A ministra da Secretaria da Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, em visita a Vitória da Conquista, nesta quinta-feira, 18, reuniu-se com prefeito Guilherme Menezes, com quem discutiu políticas de promoção dos direitos humanos e parcerias para a prestação de serviços públicos de qualidade.

“Prestação de serviço público eficaz é uma forma de garantia de direito humano”, afirmou a ministra Maria do Rosário, que avaliou Vitória da Conquista como uma cidade onde a gestão está preocupada em oferecer à população serviços públicos que gerem qualidade de vida, destacando a execução local de políticas de saúde, sobretudo, na atenção básica, assistência social e educação.

“Conquista ao longo dos anos recebeu investimentos federais para a área da educação tecnológica e universitária e se transformou em um polo de educacional e  de serviços para toda uma região da Bahia que é importantíssima para nós. Hoje fazer com que as políticas públicas cheguem ao interior do país é uma grande meta da presidenta Dilma. E contar com prefeito como Guilherme Menezes e com gestões tão capazes para a execução dos programas é fundamental para o Governo Federal”, comentou a ministra, ressaltando a importância da parceria entre o Governo Federal e o Municipal.

A Prefeitura de Vitória da Conquista tem se empenhado em trazer para o município programas que potencializem o desenvolvimento social, o combate à violência, à pobreza e à marginalização. No encontro com Maria do Rosário, o prefeito Guilherme Menezes enfatizou que “os programas do Governo Federal contribuem muito para o desenvolvimento de Vitória da Conquista, desde 2003”.

A ministra dos Direitos Humanos comentou sobre os programas desenvolvidos no município, por iniciativa da Gestão Municipal ou em parceria com o Governo Federal, que contribuem para que os indivíduos se desenvolvam em diversos aspectos e possam viver com dignidade. “No plano dos trabalhos em Direitos Humanos, além do Creas POP, do Conquista Criança e do Peti, eu destacaria o enfrentamento à violência sexual, o apoio aos conselhos tutelares e o programa Crack, é possível vencer”, destacou.
Após a reunião com o prefeito Guilherme Menezes, a ministra  participou de uma coletiva de imprensa e de uma palestra sobre Políticas  Públicas na área de Direitos Humanos.