fbpx

Mutirão do Registro Civil mobiliza agentes sociais



Na manhã desta terça-feira, 16, agentes comunitários de saúde e conselheiros do Orçamento Participativo lotaram o auditório do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima para a capacitação que antecede a realização do mutirão do registro civil e documentação básica, que acontecerá no próximo dia 26, na Praça 9 de Novembro. A capacitação foi realizada pela servidora da Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Andréia Silva, e contou com o apoio do Governo Municipal.

O mutirão é resultado de uma parceria entre os governos Estadual e Federal, através do programa Compromisso Mais Nordeste, que tem o intuito de pactuar metas para a redução do número de baianos sem registro de nascimento. Durante a ação, também será possível tirar a segunda via da certidão de nascimento gratuitamente.

Silvana Ferreira, agente comunitária de saúde do bairro Urbis VI

Para agente comunitária de saúde  do bairro Urbis VI, Silvana Ferreira, a capacitação transmitiu muitas informações aos agentes. “Depois dessa capacitação, vamos mobilizar as pessoas para o evento, verificar a demanda por registro, descobrir quem já perdeu esse documento, ou quem realmente não tem e informar sobre mudança de nome. Vamos passar todos os requisitos necessários para a população”, explica Silvana.

Cinara Ferraz, coordenadora da Proteção Social Básica

A  coordenadora da Proteção Social Básica, Cinara Ferraz, sinalizou que o mutirão de registro civil de nascimento é uma ação importante. “É uma ação social relevante para Vitória da conquista”, ressalta.

A iniciativa contará ainda com serviços da Secretaria de saúde, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Procon, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado.