Novo aeroporto tem projeto apresentado para a Administração Municipal

 

O novo aeroporto de Vitória da Conquista é uma das obras mais aguardadas pela população da cidade e de toda a região sudoeste da Bahia. Mais um importante passo para garantir a concretização desse plano: a conclusão e a apresentação do projeto executivo do novo aeroporto para a Administração Municipal. A apresentação foi realizada no Centro de Convivência do Idoso e contou com a presença de representantes do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), da empresa Concremat, responsável pela elaboração do projeto do novo aeroporto, além de membros do executivo e do legislativo municipal.

O projeto do novo aeroporto está orçado em R$150 milhões e contempla todas as exigências necessárias pelas agências regulamentadoras do país. Terá uma pista de pouso com 2100 metros de comprimento e 45 metros de largura, o que vai possibilitar a aterrissagem de aeronaves do modelo boeing 737-800 utilizadas pelas grandes companhias aéreas do país.  O terminal de passageiros terá 7.900 m² compreendidos entre saguão,  duas salas de embarque e duas salas de desembarque.

A área escolhida para a construção do novo aeroporto fica no povoado de Pé de Galinha, a 7 km  da cidade. “Estudamos todo o plano diretor do município, a Prefeitura nos ajudou nessa questão e essa  ajuda foi essencial para nós. Com as informações da administração nós ficamos sabendo para que lado o município estava crescendo, para não implantarmos o aeroporto em um local inadequado”, explicou a coordenadora do projeto do novo aeroporto pela Concremat, a arquiteta Fernanda Mendonça (foto).

 Licitação para a construção – Durante o evento, o diretor de projetos especiais do Derba, Berchris Moura (foto), falou sobre a licitação que escolherá a empresa que vai construir o novo aeroporto. “Estamos dependendo apenas da aprovação do projeto  pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), já passou pelo Comando Aéreo Regional e agora aguarda a apreciação e a aprovação da Secretaria. Esperamos que em uma semana eles possam dar o aval e a partir disso poderemos disparar a licitação. O edital está pronto, dependendo somente dessa aprovação da SAC.  A previsão de duração da obra é de 22 meses”, destacou o diretor.

 Vitória Política –  O prefeito Guilherme Menezes afirmou que o novo aeroporto trata-se também de uma “vitória política”, pois partiu do Governo Federal a autorização para os primeiros recursos destinados ao início das obras. “Existe a participação importante do Governo do Estado, da área técnica do Derba, do pessoal da Infraero e da equipe da Prefeitura, que contribuiu em todas as etapas necessárias para a viabilização desse grande projeto”, destacou Guilherme. “É um momento de muita alegria para Vitória da Conquista e para toda a região”, concluiu.