fbpx

Aeroporto de Conquista: Câmara realiza Audiência Pública

UMA PLANILHA SEM CONFORMIDADE IMPEDE O EDITAL DO NOVO AEROPORTO

O projeto do Novo Aeroporto de Vitória da Conquista, elaborado pela empresa CONCREMAT, foi submetido à SAC-PR  (Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República), que foi detectado informações numa “planilha”,  em não conformidade.

Essa divergência  atrasou o andamento no processo licitatório em 90 dias e não sabemos até quando teremos que aguardar o ajuste dessa tal planilha incorreta.

Descuidos como esse fazem os vários segmentos da sociedade Conquistense e Regional, se  mobilizarem  pela injustificável demora da licitação. A sociedade tem a força necessária para pleitear e conquistar equipamentos indispensáveis ao desenvolvimento socioeconômico.

Conquista Pode Voar Mais Alto, faça parte da campanha de construção do novo Aeroporto.

Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, dia 07 de junho às 19:30.

Contamos com você, junte-se a nós. 

JOSE MARIA ALVES CAIRES

MOVIMENTO CONQUISTA PODE VOAR MAIS ALTO.

A última notícia divulgada pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, em 16/04/2013,  dava conta de um projeto tecnicamente perfeitoe sem nenhuma restrição, conforme se lê em sua trascrição a seguir:

“Projeto do novo aeroporto é apresentado para a Administração Municipal

16/04/2013

O novo aeroporto de Vitória da Conquista é uma das obras mais aguardadas pela população da cidade e de toda a região sudoeste da Bahia. E nessa segunda-feira, 15, foi dado mais um importante passo para garantir a concretização desse plano: a conclusão e a  apresentação do projeto executivo do novo aeroporto para a Administração Municipal. A apresentação foi realizada no Centro de Convivência do Idoso e contou com a presença de representantes do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba),   da empresa Concremat, responsável pela elaboração do projeto do novo aeroporto, além de membros do executivo e do legislativo municipal.

O projeto do novo aeroporto está orçado em R$150 milhões e contempla todas as exigências necessárias pelas agências regulamentadoras do país. Terá uma pista de pouso com 2100 metros de comprimento e 45 metros de largura, o que vai possibilitar a aterrissagem de aeronaves do modelo boeing 737-800 utilizadas pelas grandes companhias aéreas do país.  O terminal de passageiros terá 7.900 m² compreendidos entre saguão,  duas salas de embarque e duas salas de desembarque.

A área escolhida para a construção do novo aeroporto fica no povoado de Pé de Galinha, a 7 km  da cidade. “Estudamos todo o plano diretor do município, a Prefeitura nos ajudou nessa questão e essa  ajuda foi essencial para nós. Com as informações da administração nós ficamos sabendo para que lado o município estava crescendo, para não implantarmos o aeroporto em um local inadequado”, explicou a coordenadora do projeto do novo aeroporto pela Concremat, a arquiteta Fernanda Mendonça (Foto).

 

Licitação para a construção – Durante o evento, o diretor de projetos especiais do Derba, Berchris Moura, falou sobre a licitação que escolherá a empresa que vai construir o novo aeroporto. “Estamos dependendo apenas da aprovação do projeto pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), já passou pelo Comando Aéreo Regional e agora aguarda a apreciação e a aprovação da Secretaria. Esperamos que em uma semana eles possam dar o aval e a partir disso poderemos disparar a licitação. O edital está pronto, dependendo somente dessa aprovação da SAC.  A previsão de duração da obra é de 22 meses”, destacou o diretor.

 Vitória Política –  O prefeito Guilherme Menezes afirmou que o novo aeroporto trata-se também de uma “vitória política”, pois partiu do Governo Federal a autorização para os primeiros recursos destinados ao início das obras. “Existe a participação importante do Governo do Estado, da área técnica do Derba, do pessoal da Infraero e da equipe da Prefeitura, que contribuiu em todas as etapas necessárias para a viabilização desse grande projeto ”, destacou Guilherme. “É um momento de muita alegria para Conquista e para toda a região”, concluiu”.

“Erro na planilha!”

Essa informação chega a ser constrangedora para nosso entendimento. Como uma empresa que é referencia no mercado das mega construções, consegue apresentar uma planilha com alguma diferença do previsto? A CONCREMAT é uma das mais respeitadas empresas de grandes obras no Brasil e no mundo. Chega mesmo a ser referência no mercado. 

Maior feira de arquitetura da América Latina, a 14ª da Office Solution, que aconteceu em São Paulo, contou com a participação do Laboratório da Concremat.

O evento que reuniu 180 empresas nacionais e estrangeiras apresentando as novidades em produtos e serviços para ambientes corporativos. O Laboratório da Concremat, que é acreditado pelo INMETRO apresentou, em seu stand, a variedade de ensaios em produtos, tais como pisos, mobiliário, divisórias, colchões, produtos de acabamento, voltados para escritórios, hotéis, shopping centers, órgãos públicos, hospitais, escolas, comércios e outros diferentes espaços profissionais.
Heloísa Bolorino, diretora operacional do laboratório, ressalta a importância desse trabalho. “Somos conhecidos pela realização de ensaios em materiais da construção civil e atualmente estamos ampliando o nosso portfólio abrangendo toda a área de Arquitetura & Construção, onde o processo de certificação compulsória é crescente. A participação nesta feira, sem dúvida, será uma importante vitrine para mostrar nosso trabalho”, explica.