fbpx

Atenção! 10 de maio último dia para se vacinar contra gripe

A 15ª Campanha de Vacinação Contra Gripe se encerra nessa sexta-feira, 10, e tem como público alvo crianças a partir dos 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e pessoas com doenças crônicas (com prescrição médica).

Em Vitória da Conquista, até o dia 7 de maio já foram vacinadas um total de 29.243 pessoas, o que representa 59,06% do público alvo da campanha. Todas as Unidades Básicas e de Saúde da Família estão recebendo pacientes para vacina contra gripe, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Com o objetivo de atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, a coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde está realizando busca ativa nas unidades de saúde de pessoas que estão dentro do público alvo, mas que ainda não procuraram as unidades. “Nós estamos priorizando a busca das crianças, as gestantes e os idosos, principalmente os acamados que nós vacinamos em sua própria residência”, explica a coordenadora de Imunização, Elba Crísnia.

Prevenção – O Ministério também orienta a população sobre a adoção de medidas simples de prevenção para evitar a gripe, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar contato com pessoas doentes e aglomerações se estiver com sintomas da gripe, além de proteger a tosse e o espirro com lenços descartáveis.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. A medida possibilita ao médico avaliar a necessidade de prescrever os antivirais específicos para a gripe, disponíveis de forma gratuita nas unidades da rede pública. (Com informações do Ministério da Saúde)