fbpx

ProInfância faz novo Encontro de Formação

 

Vitória da Conquista recebe nesta sexta-feira, 24 de maio, 26 cidades da região. Objetivo será orientar profissionais que atuam na Educação Infantil sobre a adequação do ambiente da escola às necessidades das crianças

Imagem inline 1

 Vitória da Conquista recebe nesta sexta-feira, 24.05, nova visita das educadoras do projeto ProInfância Bahia. Depois do sucesso do último encontro, em que a pauta foi currículo e a proposta pedagógica da Educação Infantil, agora, o debate será sobre a importância da adaptação dos ambientes e espaços internos e externos das escolas infantis às necessidades das crianças de 0 a 6 anos de idade. O evento acontece na Rede de Atenção e Defesa a Criança e do Adolescente, Av. Tancredo Neves, 116, das 8h às 17h. O projeto é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Faculdade de Educação (Faced), da UFBA.

Segundo a coordenadora geral do projeto, a pesquisadora da UFBA, Marlene dos Santos, mesmo os municípios que possuem instituições de Educação Infantil com uma boa infraestrutura física, em geral, a organização do ambiente ainda não está adaptada à criança. “Notamos que as formas de organização e de vivência nesses espaços são muito voltadas ao mundo adulto. Então, vamos discutir o que é espaço, o que é ambiente, como esses dois elementos se constituem currículo da Educação Infantil e o lugar das crianças nesses ambientes”, explica Marlene.

Nesse Encontro de Formação, os profissionais de educação da região poderão contar com a orientação de uma equipe formada por uma especialista em Educação Infantil, a coordenadora do polo e uma estagiária do curso de pedagogia da UFBA. Durante todo o ano estão previstas novas visitas técnicas e encontros de formação, que acontecerão nos dez polos regionais do projeto.

O objetivo principal do projeto ProInfância Bahia é oferecer assessoria pedagógica aos municípios contemplados pelo ProInfância, no estado da Bahia, na estruturação e na organização do funcionamento das instituições de Educação Infantil.

Municípios que pertencem ao Polo de Vitória da Conquista do projeto ProInfância

Caatiba, Boquira, Iguaí, Planalto, Ribeirão do Largo, Itambé, Itarantim, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Ribeirão do Largo, Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Caraíbas, Cordeiros, Encruzilhada, Maetinga, Mirante, Piripá, Poções, Presidente Jânio Quadros, Vitória da Conquista e Itororó.

 Em Caetité

Caetité recebe na sexta-feira, 24 de maio, 31 cidades da região. 

Caetité recebe nesta sexta-feira, 24.05, nova visita das educadoras do projeto ProInfância Bahia. Depois do sucesso do último encontro, em que a pauta foi currículo e a proposta pedagógica da Educação Infantil, agora, o debate será sobre a importância da adaptação dos ambientes e espaços internos e externos das escolas infantis às necessidades das crianças de 0 a 6 anos de idade. O evento acontece no Auditório da UNEB, Campus VI, na Avenida Contorno, bairro São José, (Próximo ao Centro da Cidade), das 8h às 17h. O projeto é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Faculdade de Educação (Faced), da UFBA.

Municípios que pertencem ao Polo de Caetité do projeto ProInfância

Wanderley, Luiz Eduardo Magalhães, Santa Rita de Cássia, Botuporã, Caturama, Carinhanha, Macaúbas, Paramirim, Rio do Pires, Brumado, Caetité, Candiba, Dom Basílio, Iuiú, Ibotirama, Igaporã, Lagoa Real, Malhada de Pedras, Palmas de Monte Alto, Rio do Antonio, Urandi, Correntina, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho, Santana, Serra Ramalho , Feira da Mata, Paratinga, Riacho de Santana e Serra Ramalho.

 Mais informações pelo e-mail: proinfanciabahia@gmail.com; pelos telefones (71) 3283-7219 / (71) 9151-0833 (OI) / (71) 9199-3572; ou pelas redes sociais http://blogproinfanciabahia.wordpress.com/ ou Facebook ProInfância Bahia.