fbpx

“Caminhos da Reciclagem” nas escolas de Conquista

Programa de Educação Ambiental Campo Limpo leva o tema “Caminhos da Reciclagem” para escolas de Vitória da Conquista

Iniciativa fornece conteúdos sobre o ciclo de vida das embalagens a alunos do município

Este ano, 69 escolas do entorno da unidade de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de Vitória da Conquista aderiu ao Programa de Educação Ambiental Campo Limpo. Criado pelo o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos-, e em parceria com centrais de recebimento , ele chega em sua quarta edição. A iniciativa tem como objetivo o apoio às instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares com temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

São mais de 1.700 escolas inscritas em todo o país, que receberão kits pedagógicos especialmente desenvolvidos para aplicação aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, com abordagem multidisciplinar. A cada ano, a adesão supera os resultados dos anos anteriores.

Com o tema “Caminhos da reciclagem”, o kit é composto por um caderno do professor, que traz propostas de atividades práticas com foco na coleta de resíduos, e também contém materiais ludo educativos de apoio para sala de aula: pôsteres sobre o ciclo de vida das embalagens e jogo de perguntas e respostas, com cartas, sobre o tema.

A temática adotada introduz de forma criativa assuntos presentes no dia-a-dia dos alunos, como o descarte, a reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos. Segundo João Cesar M. Rando – diretor-presidente do inpEV, o tema estimula atitudes ambientalmente corretas com o objetivo de promover a mudança de comportamento dos estudantes.

Os alunos das escolas envolvidas ainda poderão participar da 9ª edição dos concursos de desenho e redação, com etapa local e nacional, realizados em virtude do Dia Nacional do Campo Limpo.

Sobre o inpEV

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 96 empresas e dez entidades em seu quadro associativo.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br