fbpx

Bahia ganha duas Universidades Federais

Criação das Universidades Federais do Sul e Oeste da Bahia 
 A presidenta Dilma Rousseff sanciona, nesta quarta-feira (05), a criação das universidades federais do Sul e do Oeste da Bahia. A cerimônia ocorre às 15h, no Palácio do Planalto, quando também será sancionada a criação das federais do Sul Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e do Cariri (UFCA).

A tramitação dos projetos de Lei que criam as federais da Bahia ocorreram em regime de urgência no Congresso Nacional. “Fizemos uma boa articulação para a aprovação dos projetos com urgência para a viabilidade dos cursos já em 2014, ofertando para a população do interior da Bahia novas alternativas de educação superior na Bahia”, destacou o Senador baiano Walter Pinheiro, que foi o relator dos projetos que criam as federais baianas no Senado.

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) está sendo criada por desmembramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e terá sede no município de Barreiras, contando com quatro campi nos municípios de Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria de Vitória e Luís Eduardo Magalhães. Na UFOB, serão oferecidos 35 cursos de graduação, que deverão atender a 7.930 estudantes.

A Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) será sediada em Itabuna e contará com campi instalados nas cidades de Teixeira de Freitas e Porto Seguro.