PMVC

Leão: defenda crianças e adolescentes com unhas e dentes

Escolha aplicar parte do seu Imposto de Renda devido diretamente em programas sociais de Caetité

Transforme a vida de crianças e adolescentes sem gastar um centavo

PMVC

É comum o brasileiro perguntar “Para onde vão os impostos pagos?”. Os impostos são aplicados conforme a aprovação do Orçamento Federal. Porém, desde 1993, parte da aplicação do Imposto de Renda passou a ser decidido pelo próprio contribuinte. A pessoa jurídica com declaração de renda e apuração do imposto com base no Lucro Real pode destinar ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – FMDCA até 1% (um por cento) do Imposto de Renda Devido, conforme Decreto Federal Nº 794 de 05/04/1993. A pessoa física também pode contribuir diretamente aos programas sociais de amparo às crianças e adolescente, destinando 6% do imposto de renda apurado.

De acordo com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente foi criado o Fundo Municipal da Criança e Adolescente – FMDCA, com o objetivo de captar recursos destinados ao atendimento de políticas públicas, programas e ações voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal.

O FMDCA é uma conta bancária, para a qual as pessoas físicas e jurídicas podem destinar parcela do seu Imposto de Renda devido, sendo os recursos arrecadados voltados para programas de apoio e defesa das crianças do município. O Fundo é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

Para a presidente do CMDCA de Caetité, Juliana Moreira, ao optar pelo redirecionamento de parte do Imposto de Renda ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, a pessoa está exercendo um direito de cidadão. “Esta decisão simples e sem custo para o contribuinte, mesmo que pequena, será revertida em melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes do nosso município. O resultado poderá ser acompanhado de perto”, avalia a presidente, que destaca ainda: “É importante divulgar e incentivar outras pessoas a contribuírem também”.

 

Viu como é rápido, fácil, sem custo e sua ação ainda ajuda muitas famílias em situação de vulnerabilidade. Existe hoje uma grande valorização das empresas que se tornaram responsáveis socialmente. Então, não deixe de contribuir! Faça seu Leão proteger as nossas crianças com unhas e dentes.

 Para mais informações, procure a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juliana Moreira, através do telefone 3454-2462 em Caetité.


 

 
ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caetité

Jornalista Responsável: Giselle Ribeiro Quintão- Registro Profissional: MG 10106 JP