fbpx

Vila Junina: Casa do Cordel celebra cultura popular

A cultura popular nordestina é grande estrela do Forró Pé de Serra do Periperi. Para celebrá-la, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista montou na Praça Tancredo Neves uma vila que relembra diversos aspectos da cultura popular. Casinhas de barro, comidas típicas, música e literatura de cordel ajudam a compor a Vila Junina, posicionada estrategicamente em frente ao Memorial do Forró.

A casa do cordel é uma das atrações da vila. No local ficam expostos livretos de poesia, a maior parte, escritos por autores nordestinos, imagens de xilogravura, artesanato, referências ao cangaço e fotos de grandes representantes da cultura nordestina, a exemplo de Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré.

 


O responsável pela casa, Antônio Andrade, conta aos visitantes curiosidades sobre a arte nordestina. “O cordel floresceu aqui no Nordeste do Brasil. A presença do cordel em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília se deve ao processo migratório de nordestinos, mas é uma produção eminentemente do nordeste. Milhares de pessoas passam por esta  casa do cordel, durante os festejos juninos”, conta.

 

Presente no Forró Pé de Serra do Periperi desde a edição de 2009, a Casa do Cordel, organizada pelo professor Antônio Andrade, atrai pessoas de todas as idades. A exposição conta com centenas de títulos da literatura de cordel, alguns escritos há séculos, entre eles estão os folhetos que inspiraram Ariano Suassuna a escrever o Auto da Compadecida, os que homenageiam ícones nordestinos, como Lampião, Padre Cícero e Luiz Gonzaga, e também personagens históricos, como Che Guevara, Zumbi dos Palmares, Tiradentes e Anita Garibaldi.