fbpx

Ator mirim participa da 4ª Mostrinha de Cinema Infantil

Thomas Oliveira, destaque no filme “Menino do Cinco”, é o ator mirim convidado da 4ª edição da Mostrinha de Cinema Infantil

Para uma comemoração especial, nada melhor do que convidados especiais. Pensando nisso, a 4ª edição da Mostrinha de Cinema Infantil de Vitória da Conquista, realizada entre os dias 7 e 11 de outubro, em homenagem à Semana da Criança, contará com a notável participação do ator mirim Thomas Oliveira.

Protagonista no filme curta-metragem baiano “Menino do Cinco”, dos diretores Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira, Thomas foi um dos vencedores do prêmio de melhor ator na categoria curta-metragem do 40º Festival de Gramado. A premiação foi realizada em agosto do ano passado. Além do destaque do ator mirim, a produção também ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Filme do Júri Popular na categoria curta-metragem. “Menino do Cinco” acumulou ainda o Prêmio Aquisição, do Canal Brasil, e o do Júri da Crítica.

Júri infantil – Durante a 4ª Mostrinha de Cinema, o ator Thomas Oliveira vai presidir o Júri Infantil formado por mais seis alunos da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. O Júri vai assistir aos 25 filmes que serão exibidos durante o evento e selecionar os três primeiros colocados que mais se destacarem. Além disso, escolherá ainda o Melhor Curta baiano.

O Júri Infantil da Mostrinha contará com a tutoria da professora do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Macelle Khouri.  O resultado dos filmes escolhidos será revelado no dia 11 de outubro, no Teatro Glauber Rocha, com a entrega simbólica dos troféus, que serão enviados posteriormente a todos os vencedores.

Realização – A Mostrinha de Cinema Infantil de Vitória da Conquista acontece desde outubro de 2010. O evento é realizado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, com a correalização da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Além da exibição de filmes, alunos e professores da rede municipal de ensino também participarão de quatro oficinas.

Elas possibilitarão o conhecimento teórico e prático sobre temas relacionados à fotografia, produção audiovisual, construção sonora e animação. No total, serão oferecidas 70 vagas. As oficinas serão realizadas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), nos dias 8 e 9 de outubro.

Fotografia – A oficina “Iniciação à Fotografia: fotografando com Tião” será realizada com o objetivo de possibilitar às crianças de escolas públicas municipais, de 7 a 12 anos, uma introdução ao processo de educação a partir da arte de fotografar. A proposta é apresentar aos participantes os recursos específicos e os elementos da técnica fotográfica.

A oficina contará com a oferta de 20 vagas e será ministrada pelo professor do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Rogério Luiz Oliveira. Ao final da capacitação, os alunos montarão uma exposição fotográfica com as produções feitas durante a oficina.

Animação – Os alunos das escolas públicas de Vitória da Conquista também participarão da oficina “Introdução à Animação”, ministrada pelo professor Márcio Venâncio, do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb. O objetivo é proporcionar o primeiro contato com a animação, desde a história, passando pelo desenvolvimento dos primeiros brinquedos óticos, até o uso de suas diferentes técnicas. A oficina contará com a oferta de 20 vagas destinadas para alunos de 9 a 14 anos.

Produção Audiovisual – Não serão apenas as crianças que aprenderão mais sobre as técnicas relacionadas à sétima arte. Com a 4ª Mostrinha de Cinema Infantil, os professores da rede municipal de ensino também terão espaço garantido. A oficina de “Iniciação à Produção Audiovisual”, por exemplo, será destinada para os professores interessados em desenvolver trabalhos com a produção audiovisual e para alunos adolescentes.

A oficina será ministrada pela professora do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Macelle Khouri, e contará com a oferta de 15 vagas. A proposta é trabalhar com os jovens e professores o mecanismo para a realização de um produto audiovisual, desde o momento da ideia, passando pelos processos de roteiro, produção, captação de imagem e áudio, edição, finalização, até a exibição. Ao final, os participantes realizarão, em grupo, um vídeo de curta duração.

Construção Sonora no Audiovisual – Os professores de escolas públicas também participarão junto com os alunosda oficina “A Construção Sonora no Audiovisual”. A proposta é apresentar aspectos referentes à história do som, as transformações trazidas pelo cinema sonoro, os processos de captura de áudio para vídeos, efeitos sonoros, prática de som direto, além de noções de edição e mixagem de som. A oficina contará com a oferta de 15 vagas e será ministrada pelo professor do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Glauber Lacerda.