PMVC

Polícia Rodoviária: Balanço da Semana do Transito

Flagrantes de imprudência marcam o final de semana da Semana de Trânsito na Bahia

Durante a Semana Nacional de Trânsito, 18 a 25 de setembro, além de realizar diversas ações educacionais, promovendo comandos e participando de eventos e palestras, sempre com foco na conscientização dos condutores e na repressão a condutas infracionais no trânsito, a PRF também intensifica as ações repressivas, especialmente combatendo imprudências de condutores que podem levar à ocorrência de acidentes em todo estado.

Mesmo com todas essas ações positivas, vários flagrantes foram lavrados pelos PRFs, no que tange, principalmente à alcoolemia. Somente neste final de semana, foram realizados 625 testes de etilômetro, com 38 motoristas notificados e outros 16 detidos pela incidência na conduta criminal prevista no Art 306 (embriaguez ao volante) do CTB. De janeiro a agosto deste ano, a PRF já havia fiscalizado 284.349 veículos, extraído 95.665 autuações de trânsito e 293.908 pessoas haviam sido fiscalizadas.

PMVC

Dentre os 16 condutores presos por uso de álcool neste final de semana, destacamos três ocorrências, a seguir:

Em Eunápolis, dois motociclistas embriagados foram flagrados. O Primeiro caso ocorreu no fim de tarde de sexta feira (20/09), quando um professor universitário de 46 anos, morador de Porto Seguro, foi abordado após ultrapassar em local proibido uma fila com vários veículos. Ao perceber os indícios no professor, os policiais realizaram o teste com o etilômetro, que detectou  0,74 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.

O outro caso ocorreu na tarde de sábado (21/09), quando um indivíduo de 32 anos, auxiliar de escritório, colidiu com sua moto na traseira de um automóvel no Km 715 da BR 101. Os dois condutores sopraram o etilômetro, sendo detectada a concentração de 0,84 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões do motociclista.
Em Seabra, no km 389 da BR 242, na manhã deste domingo (22/09), também foi detido mais um condutor em estado de embriaguez alcoólica. Após abordagem e constatação de sinais típicos de alcoolemia, tais como vermelhidão nos olhos, vestimentas em desordem e exalação de forte odor etílico, o motorista do veículo Ford/Focus, de 53 anos, foi convidado a ser submetido ao teste com o etilômetro, que teve como resultado a concentração de 0,67mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, configurando crime previsto no Art 306 do CTB. Todos os flagrantes foram encaminhados às Delegacias de Polícia Judiciária Respectivas.

PRF detém caminhoneiro “arrebitado” dirigindo há vinte horas  ininterruptas

 Além da alcoolemia, outro fator de risco e preocupante no trânsito decorre do consumo de drogas e substâncias entorpecentes e psicoativas. No início de tarde deste sábado (21/09), foi detido um caminhoneiro, de 39 anos, por fazer uso de substâncias psicoestimulantes, conhecidas como arrebites, que podem causar dependência e limitar a capacidade psicoativa. O flagrante se deu, durante a abordagem ao caminhão MB/L 1620, que vinha do Rio de janeiro com destino ao Estado de Alagoas, no KM 720 da BR 101, município de Eunápolis/BA. Após revista da cabine, foram encontrados 25 comprimidos de “Cloridrato de Femproporex”, substância de uso proibido pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, conhecida como “arrebite”. Ao ser questionado, o condutor afirmou ter consumido três comprimidos desta substância na noite do dia anterior junto com bebida energética, dirigindo sem interrupção por mais de vinte horas, fato comprovado pela análise do disco de diagrama do tacógrafo. O motorista foi multado em quase R$ 2.000,00 (dois mil reais), com enquadramento em conduta criminal semelhante à da embriaguez ao volante, sendo conduzido à Delegacia de Polícia Judiciária Local.

 PRF recupera veículo poucas horas após o furto

Por volta das 04:00h da madrugada de domingo (22/09), a PRF recuperou um veículo que havia sido furtado há poucas horas. O flagrante se deu no KM 677 da BR 116, município de Jequié/BA, quando o veículo Ford/Fiesta, placas NTP6732/BA, ao realizar uma ultrapassagem proibida chamou a atenção dos PRFs que só conseguiram abordá-lo após longa perseguição, já que as ordens de parada não foram obedecidas.   Inúmeras foram as manobras perigosas e irregulares realizadas pelo condutor em fuga que por cerca de uma hora tentou despistar os policiais. Por fim, ele abandonou o veículo na área de um posto de combustíveis (KM 652), prosseguindo fuga a pé, sendo, logo após, encontrado e capturado. Os PRFs conseguiram localizar a proprietária do veículo, que confirmou ter sido furtado naquela mesma noite. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Judiciária Local.