fbpx

7 de setembro: confira a ordem do desfile cívico

O 7 de setembro, dia da Independência do Brasil,  representa uma data magna do civismo para os brasileiros. Por isso, a partir das 8h30 desse sábado, a Prefeitura de Vitória da Conquista promoverá uma grande atividade cívica na Avenida da Integração.  Toda a sociedade está convidada a prestigiar o desfile que reunirá diversas instituições do município.

A atividade terá início com o desfile das Forças Armadas. Em seguida, passam pela avenida entidades civis (Grupo da Terceira Idade/SESC, AABB Comunidade, Lojas Maçônicas e Clubes dos Desbravadores e Aventureiros), escolas municipais das zonas urbana e rural, Filarmônica Municipal, secretarias municipais (Serviços Públicos, Saúde, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente), escolas estaduais, o Projeto Redenção de Vitória da Conquista, e, encerrando, o Movimento Grito dos Excluídos.

O ato cívico que leva o tema: “A multiplicidade na arte de educar: da infância à força transformadora”, reunirá cerca de 2 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Eles serão distribuídos em sete eixos e levarão para a Avenida da Integração diversas visões sobre a importância da juventude no mundo contemporâneo em áreas como educação, saúde, esporte e meio ambiente.

Para garantir a organização, a fluidez e a segurança do desfile serão interditadas, entre 6h30 e 13h as seguintes vias: Avenida Brumado, no trecho localizado entre o Colégio Paulo VI e o cruzamento com a Avenida da Integração, e das 6h30 até as 10h, a Avenida Jequié, até o cruzamento com a Avenida Pará, e as ruas D. João VI, Marajó e Avenida Maranhão, das 6h30 até as 10h. Além disso, o trecho da Avenida da Integração, que vai da altura da Avenida Piauí até a Avenida Recife será interditado, desde hoje, 6, a partir das 14h.

 Unidades escolares comemoram 7 de setembro


C.M. Regina Ramos Cairo

A proclamação da Independência do Brasil, em 7 de Setembro de 1822, marcou o fim do domínio português e a conquista da autonomia do Brasil. Daí a importância de uma data como essa ser lembrada e celebrada por todos os brasileiros.

Romilda Rodrigues

Em comemoração a data, as escolas e creches municipais desenvolveram projetos pedagógicos, abordando a temática e a sua importância para todos os cidadãos, a exemplo das Creches Lar da Criança Meimei e Regina Ramos Cairo.

Neide Plácido

Localizada na Patagônia, a Creche Municipal Regina Ramos Cairo desenvolve nos meses de setembro e outubro, o projeto “Gente miúda por um Brasil mais colorido”. Segundo a coordenadora pedagógica da creche, Romilda Rodrigues, o projeto está ligado a várias temáticas, como: Pátria, Primavera, Semana da Criança e Declarações dos Direitos da Criança. “Em relação ao 7 de setembro, buscamos oferecer às crianças um momento de fantasia e de conscientização do amor à pátria. Desde segunda-feira promovemos atividades voltadas ao tema”, explicou. Nessa sexta-feira, 6, aconteceu a comemoração oficial à data.

Selma Almeida

A professora da turma de 3 anos, Neide Plácido, destacou a satisfação de trabalhar essa data com as crianças. “É muito importante para que desde cedo eles tenham amor à pátria, saibam do seu valor e significado. É muito gratificante para nós, professores, fazer esse trabalho de conscientização desde os primeiros anos de vida”, salientou.

Creche Lar da Criança Meimei

Selma Almeida, tem dois filhos na unidade escolar, Cauã , de 4 anos, e Rebeca de 6. Para a dona de casa, as atividades relembram seu tempo de infância na escola. “Eu já passei por isso na escola e, pra mim que sou mãe, ver eles hoje passando pelo mesmo processo de conhecimento e valorização dessa data é muito bom”, disse.

A Creche Lar da Criança Meimei, também comemorou em grande estilo com as crianças. A atividade aconteceu na última terça-feira, 3, com um desfile em homenagem à pátria, com a participação da Banda do Colégio da Polícia Militar.

Creche Lar da Criança Meimei

O evento está ligado ao projeto “Nossa Bandeira”. De acordo com a diretora da unidade escolar, Tecla Aguiar, os objetivos do projeto são: “Formar na criança o conceito de pátria, despertar o sentimento de patriotismo e desenvolver o significado da data, além de conhecer e respeitar os símbolos do Brasil”.