fbpx

4ª Mostrinha de Cinema é encerrada com sucesso

Júri anunciou os melhores filmes do evento; próxima edição, em 2014, no Cine Madrigal

Após a exibição de 25 curtas-metragens vindos de várias partes do país, contemplando cerca de 3 mil crianças da rede municipal de ensino, com idade entre 5 e 12 anos, a 4ª Mostrinha de Cinema Infantil foi encerrada na tarde dessa sexta-feira, 11. A última sessão do evento trouxe para os alunos um elemento-surpresa: a exibição do curta-metragem “Menino do Cinco”, protagonizado pelo ator Thomas Oliveira, de 12 anos – que, por sinal, estava presente, na condição de presidente do júri infantil.

Antes do início da sessão, o público assistiu à apresentação de um espetáculo teatral. E após a exibição dos curtas, o corpo de jurados anunciou os filmes premiados pela Mostrinha: em terceiro lugar, ficou “A história dos meninos que andavam de noite”, de Flávio Barone; em segundo, “Quadrinhos – guia prático”, de Humberto Avelar; e, em primeiro lugar, “Joãozinho de carne e osso”, dirigido por Paulo Vespúcio.

O melhor curta-metragem baiano, na opinião do júri, foi a animação “O homem que cantou as aves do sertão”, dirigida por Patrícia Moreira, estudante do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Thomas recebeu um troféu simbólico, em reconhecimento pela colaboração como presidente do júri.

Marialva

‘Filmes de qualidade’ – “É muito bom ver a qualidade dos filmes aqui apresentados”, disse ao público a curadora da Mostrinha, Marialva Monteiro, que pela terceira vez foi a responsável por selecionar os filmes que compuseram a programação. Marialva recomendou aos professores que conversem com seus alunos sobre o que acharam dos filmes a que assistiram. “É muito importante ouvir a opinião da criança”, explicou.

Raquel Costa

“A Mostrinha é um projeto muito querido, pelo qual temos muito carinho e afeto. Trabalhamos para possibilitar isso a vocês”, disse a coordenadora do evento, Raquel Costa.

Segundo a coordenadora do Programa Janela Indiscreta Cinevídeo Uesb, Milene Gusmão, as expectativas, para a próxima edição da Mostrinha, são de que o evento aumente seu alcance. “Concluímos com a esperança de fazer a próxima Mostrinha maior, com a participação de mais escolas e mais crianças”, afirmou.

Milene Gusmão

Milene adiantou, inclusive, que, em 2014, a 5ª edição já será realizada em outro lugar: o Cine Madrigal, antigo cinema que havia sido desativado. O imóvel recentemente foi adquirido pela Prefeitura.

Segundo o secretário municipal de Educação, Ricardo Marques, o Cine Madrigal favorecerá a realização do evento. “É um espaço histórico, e com estrutura bem adequada a atividades audiovisuais”, observou.

Realização – A Mostrinha de Cinema Infantil de Vitória da Conquista acontece desde outubro de 2010. O evento é realizado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do Programa Janela Indiscreta Cinevídeo Uesb.