fbpx

10º Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar

Pela primeira vez, Vitória da Conquista é finalista do 10º Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, desenvolvido pela Ação Fome Zero – uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). O prêmio tem o objetivo de desenvolver ações para garantir que o dinheiro público destinado à alimentação escolar seja efetivamente gasto em alimentos de qualidade, com regularidade e em quantidade necessária ao desenvolvimento físico e intelectual dos alunos do sistema público de ensino.

Nesta quarta-feira, 9, cinco escolas municipais de Vitória da Conquista receberam a visita dos técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Joabe Pereira Cotrin e Vaneide da Conceição dos Santos para conferirem de perto como é desenvolvido o trabalho de alimentação escolar pelo Município. A primeira delas foi a Escola Municipal José Mozart Tanajura, localizada no bairro Vila América.

Josenilton Pacheco, coordenador da Alimentação Escolar

Na oportunidade, o coordenador da Alimentação Escolar, Josenilton Pacheco, destacou o compromisso do Governo Municipal de fazer com que a merenda chegue às escolas de forma regular e com qualidade. “É nossa responsabilidade fazer com que a alimentação escolar de qualidade chegue a todas as escolas municipais, seguindo rigorosamente os valores nutricionais exigidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Em 2011, chegamos à semifinal da premiação, e este ano estamos na final. Isso representa o reconhecimento do trabalho sério que está sendo desenvolvido ao longo dos anos”, ressaltou o coordenador.

Cláudia Sampaio, responsável técnica da Alimentação Escolar

Na rede municipal, os cardápios são diversificados e divididos em grupos: Sede, Círculos, Quilombolas, Tempo Integral, Educação para Jovens e Adultos (EJA), Creches, Nucleadas, Mais Educação, entre outros. Além disso, as 22 crianças da rede municipal que possuem algum tipo de patologia  (doença celíaca, fenilcetonúria, anemia falciforme, diabetes, intolerância a lactose e hipertensão arterial) recebem uma alimentação adequada às suas necessidades nutricionais.

“Temos toda uma atenção em oferecer uma alimentação saudável, que contenha todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos alunos. Nos casos das crianças com patologias, adaptamos o cardápio geral, fazemos as orientações na escola e fornecemos a alimentação adequada”, disse a responsável técnica pela Alimentação Escolar, Cláudia Sampaio.

Na quinta-feira, 12, os técnicos visitarão três escolas do Núcleo Quilombola: Francisco Vasconcelos, Gustavo Alves, Lírio dos Vales  e  a Escola Municipal Euclides da Cunha, em São Sebastião.