Estudante de Barreiras vence concurso nacional de redação
Concurso promove a educação ambiental junto a alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em mais 1800 escolas do país
O aluno Matheus Barbosa Camacau, da escola Municipal Mozart Feliciano, de Barreiras (BA) foi o primeiro colocado, dentre os três estudantes premiados na etapa nacional do concurso de redação, promovido pelo inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos-, e pelas centrais de recebimento do Sistema Campo Limpo (logística reversa das embalagens vazias de agrotóxicos), voltado para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
O concurso mobilizou mais de 7 mil salas de aula de 19 estados envolvidos nas atividades organizadas pelas centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas. A iniciativa – que possue etapa local e nacional para trabalhos de redação e desenho -, trouxe, em 2013, o tema: “Por que reciclar é bom para o planeta?”, para a criação dos textos.
Para produzir os trabalhos, os alunos receberam em sala de aula os conteúdos do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, desenvolvido pelo inpEV, com o apoio das associações gerenciadoras das unidades de recebimento. Parte dos estudantes também esteve nas centrais de recebimento no Dia Nacional do Campo Limpo e receberam a visita do representante das centrais.
A comissão julgadora, formada por representantes de entidades e empresas e profissionais do mercado, como jornalistas, educadores, pedagogos e designers, avaliou 131 trabalhos finalistas (65 desenhos e 66 redações) e ficou satisfeita com a qualidade dos trabalhos. Alunos e professores serão premiados com tablets e notebooks, respectivamente, e a escola com um projetor multimídia.
Redação – Vencedores:
1° lugar: Barreiras/ BA
Nome: Matheus Barbosa Camacau
Escola Municipal Mozart Feliciano
2° lugar: Primavera do Leste/ MT
Nome: Izabelly Costa Souza
Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida
3° lugar: Patrocínio/ MG
Nome: Andressa Castro Correa de Lima
Escola Municipal Joaquim Martins
Sobre o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo
O Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, criado pelo inpEV e centrais de recebimento de embalagens, chega em sua quarta edição. Alinhado às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, ele é multidisciplinar e contempla a distribuição de materiais direcionados aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental para as escolas inscritas. Nesse ano, em todo o país, cerca de mil escolas do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, em 19 estados, aderiram ao programa.
Sobre o inpEV
O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).
O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 98 empresas e dez entidades em seu quadro associativo.
Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br