fbpx

Poço Escuro é opção de lazer e turismo em Vitória da Conquista



Espaço de lazer, preservação, conhecimento e turismo. Com 17 hectares de mata ciliar, a Reserva Florestal do Poço Escuro de Vitória da Conquista é o local ideal quando o assunto é preservação do meio ambiente. A reserva abriga uma vegetação exuberante e constitui-se praticamente como último remanescente de mata de grande porte da zona urbana da cidade. A mata também conserva uma alta representatividade em relação à fauna, com alta diversidade biológica.

O Poço Escuro foi preservado desde a origem do Arraial da Conquista. Atualmente é visitado constantemente por estudantes de instituições públicas e privadas, universitários e pesquisadores. Além da diversidade, eles são atraídos pelas três trilhas que existem no local: trilha principal, trilha bordo leste e trilha bordo oeste. Na reserva ambiental, também são encontrados três tipos de vegetação: mata atlântica, mata de cipó e caatinga.

Na manhã desta quarta-feira, 30, o Poço Escuro recebeu a visita de crianças e adolescentes da Escola Municipal Mãe Vitória de Petu e do Colégio Dinâmico. Os alunos que estiveram presentes na mata são de séries que vão desde o 5º ao 1º ano do ensino médio. Quem esteve presente na atividade se surpreendeu com o que viu. “Gostei muito das plantações e vou prestar bastante atenção para aprender muito”, contou a estudante Mirele Pereira, 11 anos.

Aline Rodrigues, 10 anos

Cada animal encontrado na reserva também despertava ainda mais o interesse dos visitantes, sobretudo por conta da grande diversidade. “Gostei muito de ver os animais e também das plantações verdes, pois gosto de biologia, ciência e, por isso, estou adorando essa visita, pois as plantas são muito bonitas, têm algumas que até encantam os olhos”, enfatizou a aluna Aline Rodrigues, 10 anos.

Danilo Públio

Fonte de conhecimento – De acordo com o professor de biologia Danilo Públio, a visita à reserva constitui a melhor forma de conciliar conhecimento teórico ao prático quando o assunto é preservação ambiental. “O espaço do Poço Escuro é muito importante porque vem cumprindo sua função de conscientizar a população em relação ao cuidado com o meio ambiente. Além disso, essa área hoje é um dos principais espaços turísticos da cidade e uma área de lazer para toda a população”, acrescentou.

Vera Lúcia Lima

Para a professora Vera Lúcia Lima, conhecer uma reserva florestal dentro da cidade é uma forma de internalizar o conhecimento e despertar a atenção dos alunos. “Trabalhamos em sala de aula os ecossistemas brasileiros e a devastação do meio ambiente que ocorreu ao longo da história, por isso é importante que os alunos vejam esse espaço para desenvolver o sentimento de preservação”, declarou.

Agende sua visita– Interessados em visitar o Poço Escuro devem se dirigir à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), localizada na Rua dos Andrades, nº 231, Centro, para solicitar o agendamento da visita. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h. Cada visita é acompanhada por um guia, um fiscal e monitores do Módulo de Educação Ambiental que passam informações e esclarece dúvidas dos visitantes.


O Poço Escuro está localizado no Parque Municipal da Serra do Periperi, s/nº, no bairro Guarani.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone de contato da Semma: (77) 3422-8145.