fbpx

Saúde em Movimento atende Sudoeste

Manhã de sábado movimentada em Vitória da Conquista, com o início das atividades da Estratégia Saúde em Movimento, do Governo do Estado da Bahia. De hoje, 26 de outubro, até o dia 2 de novembro, o projeto atende a comunidade conquistense e 18 municípios da região, com consulta oftalmológica e cirurgia de catarata.

Barbara Plácida, coordenadora da estratégia, da etapa de Vitória da Conquista

Desde cedo, o espaço Arena Miraflores – parceiro do evento – está recebendo os usuários do Sistema Único de Saúde para realização dos procedimentos. Uma equipe de mais de 100 profissionais fazem o acolhimento, a triagem, as consultas oftalmológicas e a cirurgia. “O tempo médio do acolhimento até cirurgia gira em torno de três horas. O paciente já sai daqui com óculos escuros, colírio e retorno marcado para o dia seguinte”, explicou a coordenadora da estratégia, da etapa de Vitória da Conquista, Barbara Plácida.

Márcia Viviane de Araújo, secretária municipal de Saúde

Para que o projeto chegasse a Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal não mediu esforços para acolher bem a equipe, garantindo a estrutura do evento. “O Governo Municipal entende a importância do projeto para Conquista e região, por isso investiu no evento. Hoje já estamos colhendo os frutos: a satisfação de nossos usuários”, destacou a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo.

Almerinda Rosa Lima Brito, 75 anos

Uma dessas pessoas satisfeitas com o atendimento foi a senhora Almerinda Rosa Lima Brito, 75 anos, que chegou cedo à Arena e às 8h da manhã já havia sido atendida. “Convivo com a catarata a mais de seis anos, fiz a cirurgia do olho esquerdo há três anos e agora fiz a do direito no Saúde em Movimento. Achei este método bem melhor, já estou enxergando tudo, uma maravilha”, ressaltou Almerinda.

A 56o edição do Saúde em Movimento comporta o atendimento de 1.000 consultas e 250 cirurgias de cataratas por dia. Apenas na manhã deste sábado, mais de 100 pessoas já fizeram cirurgia.

Confira como será o atendimento:

Período (26 de outubro a 2 de novembro):

Consultas – 26 a 30 de outubro

Cirurgias – 26 de outubro a 2 de novembro

Saiba mais – O “Saúde em Movimento” teve início em outubro de 2009 e até dezembro de 2012 já realizou 320.424 consultas oftalmológicas e 100.384 cirurgias de catarata entre outros procedimentos e exames oftalmológicos, dando acesso a moradores de 415 municípios dos 417 do estado da Bahia. O projeto teve reconhecimento nacional, sendo a sua metodologia utilizada por outros estados, a exemplo do Acre e Pará.