PMVC

Unidades de saúde realizam atividades do Outubro Rosa

Neste mês de outubro, as unidades de saúde de Vitória da Conquista se vestiram de rosa para lembrar o movimento popular internacional, Outubro Rosa, que chama a atenção das mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama. A doença ocupa o segundo lugar entre as causas de mortes em mulheres no Brasil.

O rosa simboliza o alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nessa faixa etária. A área técnica de Saúde da Mulher da Diretoria de Atenção Básica está promovendo, em parceria com as 42 unidades de saúde do município, durante todo mês de outubro, atividades para sensibilização das mulheres nesse sentido.

Além de proporcionar o exame clínico das mamas em todas as unidades de saúde, o município oferta mensalmente 2 mil exames de mamografia. Em 2012, foram agendadas pela Central de Marcação de Consultas 10.020 mamografias. Para a coordenadora de Saúde da Mulher, Talita Ferraz, esses exames são essenciais para o diagnóstico precoce da doença. “Quanto mais cedo a descoberta do tumor mais chances a mulher tem de cura, evitando perda da mama e até morte pela doença”, esclareceu.

PMVC

Diane Costa

Na Urbis V, no dia 18 de outubro, o rosa tomou conta da unidade de saúde e marcou um dia especial dedicado às mulheres, com oferta de preventivo, exame clínico das mamas, palestras sobre temas relacionados ao autocuidado e sala de terapia sobre a saúde da mulher. “A ideia foi promover um momento só para as mulheres, para sensibilizá-las em relação ao autocuidado e principalmente conversar sobre o câncer de mama”, explicou a enfermeira Diane Costa.

Ana Novaes

Moradora do bairro Alvorada, Ana Novaes foi até a unidade de saúde da Urbis V para fazer o exame clínico das mamas, o preventivo e participar das outras atividades ofertadas. “Fazer o exame das mamas e o preventivo são importantes porque a gente pode descobrir mais rápido o câncer de mama e do colo do útero e evitar algo pior”, explicou Ana.

Na Policlínica de Atenção Básica Hugo de Castro Lima do bairro Guarani também aconteceram atividades do Outubro Rosa. A  equipe da unidade realizou apresentação teatral, explicando a importância de fazer o exame das mamas, mostrou relatos de pessoas que vivenciaram o câncer de mama e de colo de útero. Foi oferecido ainda café da manhã, exame preventivo e exame clínico das mamas.

Marta Alves dos Santos, agente comunitária de saúde

A agente comunitária de saúde, Marta Alves dos Santos, aproveitou a oportunidade para falar de sua experiência com o câncer de colo de útero. “Como muitas mulheres, fiquei muito tempo sem fazer o preventivo e quando fiz o exame não busquei o resultado. Depois de algum tempo, por conta das dores que estava sentindo, lembrei do resultado que estava na unidade, foi aí que descobri que estava câncer. Graças a Deus, fiz o tratamento e hoje estou curada. O tratamento não é fácil, por isso, o bom mesmo é se prevenir”, contou Marta.

As atividades do Outubro Rosa seguem até o dia 31 de outubro nas unidades de saúde do município. Nesse fim de semana acontecerão duas caminhadas do Outubro Rosa. No dia 26, sábado, caminhada em prol da Casa do Amor, a partir da 8h, na Av. Olívia Flores, com concentração na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). No dia 27, domingo, caminhada promovida pela Polícia Militar da Bahia, com concentração na Praça da Juventude, bairro Guarani, a partir da 7h30 da manhã.