fbpx

Vitória da Conquista recebe o “Saúde em Movimento”

A Estratégia Saúde em Movimento, Ação do Governo do Estado da Bahia, teve inicio em outubro de 2009, e até dezembro de 2012 já realizou 320.424 consultas oftalmológicas e 100.384 cirurgias de catarata entre outros procedimentos e exames oftalmológicos, dando acesso a moradores de 415 Municípios dos 417 do Estado da Bahia.  A Ação teve reconhecimento Nacional, sendo a sua metodologia utilizada por outros Estados da Federação a exemplo do Acre e Pará.

Em agosto de 2012 a Bahia foi um dos Estados que participou da Ação do Ministério da Saúde referente às “Estratégias de Acesso dos Usuários do SUS às Cirurgias Eletivas com ênfase nas Cirurgias de Catarata”, e contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A Estratégia Saúde em Movimento reiniciou suas atividades em outubro de 2013, no município de Bom Jesus da Lapa, na Região de Saúde de Santa Maria da Vitória. Atualmente a Estratégia encontra-se na Região Extremo Sul, no Município de Teixeira de Freitas onde a Etapa será concluída em 23 de outubro.

A Ação disponibiliza além das consultas para alunos do PSE e PBA vinculados ao TOPA, consultas oftalmológicas para idosos a partir de 60 anos, exames diagnósticos e complementares, cirurgias de catarata, além de outros  procedimentos. O objetivo principal é garantir acesso ao serviço de forma integral, resolutiva, humanizada.

Vitória da Conquista é o Município executor e irá receber os demais Municípios da Região.

A equipe do  Saúde em Movimento é composta por médicos oftalmologistas, anestesista, enfermeiro, equipe de apoio e  unidade móvel composta por centro cirúrgico e consultórios oftalmológicos.

No Evento para a Região Sudoeste, centralizada em Vitória da Conquista estarão disponibilizadas cinco mil consultas oftalmológicas e duas mil cirurgias de catarta.

Para ter acesso a Estratégia o usuário deverá procurar a Secretária de Saúde do seu Município que será responsável pelo seu agendamento.

O Cartão Nacional de Saúde será obrigatório para a realização do atendimento.

Período de Atendimento: 26 de outubro a 02 de novembro, sendo:

De 26 a 30 de outubro – consultas.

27 de outubro a 02 de novembro – cirurgias.

Serão disponibilizadas mil consultas/dia, e 250 cirurgias de catarata/dia.

LOCAL DO EVENTO: Mira Flores.