PMVC

Em Salvador: Feira do Empreendedor 2013 foi sucesso de público

Feira do Empreendedor 2013 registra mais de 51 mil atendimentos

Texto: Chico Araújo // Foto: João Alvares/Olho de Peixe Agência

Foram cinco dias de Feira do Empreendedor, considerado o maior evento do Norte e Nordeste do País. Os números, além de impressionar, garantiram a quebra de todos os recordes das edições anteriores. No fechamento, a Feira recebeu 38.717 visitantes, superando a expectativa inicial de 32 mil visitas. Segundo a gestora do evento, Ana Paula Almeida, um dos destaques ficou por conta dos atendimentos de orientação empresarial, que chegaram a 51.331 nos estandes organizados pelo Sebrae para receber potenciais empreendedores, microempreendedores individuais, produtores rurais e empresários de micro e pequenas empresas.

PMVC

Outro destaque, foi o número de vagas de capacitações preenchidas (entre seminários, palestras, oficinas e cursos), chegando a 17,7 mil, em 317 eventos. “Para nós, foi uma grande satisfação saber que 80,2% dos visitantes deram nota entre 8 e 10 para a Feira. É um evento que realizamos com carinho e que planejamos durante um ano e meio”, afirma Ana Paula Almeida. No total, 88,1% dos participantes buscaram capacitação, ideias de negócio e orientação. Além disso, uma pesquisa de satisfação realizada durante o evento apontou que a Feira também foi indicada como referência para quem pretende abrir um novo negócio, por 97,2% dos visitantes, e para quem já tem uma empresa, por 96,8% do público.

“Atingimos nosso objetivo e já estamos pensando ampliar as capacitações mais procuradas para a próxima edição em 2015. É um evento de referência para quem tem um negócio e quer melhorá-lo ou mesmo quem está buscando ideias para empreender”, afirmou Ana Paula. Entre o público que foi à Feira, 70,4% se identificaram como potenciais empreendedores, sendo que a maioria dos visitantes informou ter ensino médio completo (24,9%) e com faixa etária entre 30 e 35 anos (16,1%).

A Feira recebeu dezenas de caravanas do interior e de todas as regiões, mas a maioria dos visitantes (76,2%) foi de Salvador. O evento também contou com a presença de prefeitos baianos e gestores municipais, principalmente no lançamento do Prêmio Prefeito Empreendedor, realizado na quinta-feira, dia 24. O superintendente do Sebrae Bahia, Edival passos, considerou a Feira do Empreendedor de 2013 como a melhor de todas já realizadas na Bahia, com a quebra de todos os recordes com relação a visitas, participações e capacitações.

Os números também apontaram a quarta-feira, dia 23, como o dia mais movimentado da Feira, recebendo 8.515 visitantes. O último dia do evento, sábado, 26, foi o que contou com maior procura para atendimento empresarial, com 10.234 atendimentos a potenciais empreendedores e empresários. A área mais procurada foi a de Inovação e Tecnologia, com 15.143 atendimentos. Outro dado de destaque é o total de mulheres visitantes na Feira, que foi de 51,7%, sendo o de homens 48,3%.

Inovação e planejamento

Na Feira do Empreendedor 2013 foi organizado pela primeira vez o espaço Tendências e Ideias de Negócios, um dos mais requisitados do evento, oferecendo ao público o resultado de estudos realizados pelo Sebrae que indicam áreas para empreender e números relativos aos diversos segmentos da economia. Segundo Edival Passos, esse foi um dos diferenciais do evento este ano, sendo apresentado em um layout moderno e ajudando potenciais empreendedores a definir áreas para investimento.

Ana Paula Almeida reconheceu que o bom resultado se deveu ao tempo de organização. “Concluímos a Feira de 2011 já pensando a deste ano. Ficamos felizes com o resultado que mostra que planejamento é tudo. Além disso, a entrega dos colaboradores e da diretoria do Sebrae foi a razão do grande sucesso, pois todos se envolveram para garantir a qualidade do evento, mostrando paixão pelo projeto”.

Segundo ela, o desafio agora é melhorar ainda mais o evento para 2015, aumentando o número de capacitações e observando os resultados da pesquisa desse ano para buscar sempre atender às demandas do público.

Na Bahia, a Feira recebeu, por três vezes consecutivas (2007, 2009 e 2011), o título de melhor do país, segundo avaliação da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Este ano, o evento conta com o apoio da Fecomércio, Senac, Sistema FIEB, e patrocínio da TIM, Claro, Vivo, Ambev, Paraná Banco, Bradesco Empresas e Negócios, Banco do Nordeste, Instituto Mauá, Desenbahia, Sistema FAEB/Senar, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobras.