fbpx

Estagiária da Defensoria da Bahia: Embaixadora nos EUA

Débora Queiroz Sena, 17, estagiária do ensino médio da Defensoria Pública da Bahia está rindo à toa. Ela foi uma das 34 selecionadas da 12ª edição do programa Jovens Embaixadores, no Brasil. O projeto da Embaixada Americana consiste em um intercâmbio nos Estados Unidos de alunos que estudam na rede pública do Brasil.

Para participar do programa a jovem teve de atender a uma lista de pré-requisitos, como jamais ter viajado aos Estados Unidos, ter boa fluência, oral e escrita, em inglês, ter entre 15 e 18 anos, excelente desempenho escolar, além de estar engajada, por pelo menos um ano, em atividades de responsabilidade social/voluntária.

O processo de seleção foi monitorado por uma comissão composta por membros da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU), além de Jovens Embaixadores de edições anteriores do programa. A seleção final foi feita pela própria Embaixada Americana.

“Estou muito feliz. Me senti extremamente privilegiada, porque é raro encontrar uma oportunidade dessas como estudante de escola pública. Vejo hoje que como Jovem Embaixadora colhi os frutos do esforço de anos de estudo no inglês, colégio e dedicação no trabalho voluntário”, comemora a estudante.

Segundo a estagiária, o Colégio da Polícia Militar sempre buscou ajudar algumas instituições por meio de doações de alimentos, roupas e notas fiscais. E participar dessa campanha contribuiu de forma decisiva na hora de ser escolhida. “O que faço junto aos professores e outros alunos é divulgar as campanhas e fazer as coletas e entregas dos materiais”, explica.

Dentre as funções que Débora irá exercer como Jovem Embaixadora, representar o Brasil é a que mais lhe fascina. “Vou dar palestras sobre o nosso país e sua cultura em escolas e ONGs, além de realizar trabalhos voluntários. Vou também interagir com os americanos, com o objetivo de melhorar as relações diplomáticas entre Brasil e EUA”, relata.

Mais de 11 mil estudantes do ensino médio da rede pública de todos os estados do Brasil participaram do processo seletivo de 2014. Débora embarca para os Estados Unidos no dia 7 de janeiro, onde ficará até 2 de fevereiro.