fbpx

Exposição retrata o mundo aos olhos de um adolescente autista

Pelo olhar de um adolescente Autista, educado na APAE, Viçosa – MG, que o Rio de Janeiro é apresentado: “O mundo aos olhos do Ulisses” é a sua segunda Exposição na Biblioteca central da Universidade Federal de Viçosa – Minas Gerais.

A abertura da exposição, com entrada franca, será dia 9 de novembro, sábado, às 9 da manhã e vai até quinta-feira, 14 das 9h às 18h. Os primeiros visitantes que chegarem levarão uma pequena lembrança da arte de Ulisses

Aos 16 anos Ulisses expõe sua forma de ver a bela cidade – O Rio, representando-a com um grafismo incomum que faz das suas obras algo jamais visto.   Em visita a cidade fez inúmeras obras que serão apresentadas na referida exposição.

No ano passado sua obra recebeu o primeiro lugar no festival “Nossa Arte” da região do Vale do Piranga.

Utilizando a técnica do grafismo, Ulisses produz imagens utilizando traçados com canetas e grafite, numa mistura de cores impressionante, próprias dele mesmo.

Nas montanhas mineiras, Ulisses buscou inspiração no trem que é também foco de atenção, sendo representado nas suas criações em constantes viagens ao Sul de Minas.

É possível ver a forma como o jovem artista aprecia os instrumentos musicais e as orquestras, produzindo obras com perspectivas diferentes sobre a disposição dos referidos instrumentos.

Desta vez Ulisses Apresenta outra habilidade desenvolvida recentemente com ajuda da APAE: As fotografias que estarão expostas também.

Em suas criações percebe-se a sua forma particular de compreender o mundo e fazer valer esta compreensão nas amostras expostas no “Mundo Aos Olhos de Ulisses ll”.

Saiba mais

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento. Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID). Mais recentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.

Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a rígidos e restritos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente já há a possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.