fbpx

Saúde em Movimento: revisão em Vitória da Conquista

Após 30 dias da realização da estratégia Saúde em Movimento em Vitória da Conquista, parte da equipe retorna ao município nos dias 28, 29 e 30 de novembro, para realização da revisão dos mais de 3 mil pacientes que fizeram cirurgia de catarata no final do mês de outubro.

A estratégia é uma iniciativa do Governo Estadual da Bahia, que tem por objetivo principal garantir acesso gratuito ao serviço de cirurgia de catarata de forma integral, resolutiva e humanizada. Na 56ª edição do programa, que aconteceu entre os dias 26 de outubro e 9 de novembro, na Arena Mira Flores, foram realizados 12 mil exames oftalmológicos e 3 mil cirurgias para pessoas de Vitória da Conquista e de 18 municípios da região.

O atendimento está acontecendo na Escola de Formação em Saúde da Família, em frente ao Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), com uma equipe de 11 profissionais do Saúde em Movimento e apoio logístico da Secretaria Municipal de Saúde. “Nós estamos mais uma vez dando apoio a esse programa estadual que vem ajudando muitas pessoas, principalmente os idosos que sofrem com a catarata”, explicou a diretora de Regulação, Controle e Avaliação no SUS, Dalva Prates.

Maria José

Maria José de Sousa Dias, 62 anos, foi uma das 1.040 pessoas moradoras de Vitória da Conquista beneficiadas com a cirurgia de catarata e está retornando para fazer a sua revisão. “Minha vista está ótima, graças a Deus e a essa equipe maravilhosa que me atendeu, só tenho a agradecer”, ressaltou Maria.

Saiba mais – O “Saúde em Movimento” teve início em outubro de 2009 e até dezembro de 2012 já realizou 320.424 consultas oftalmológicas e 100.384 cirurgias de catarata entre outros procedimentos e exames oftalmológicos, dando acesso a moradores de 415 municípios dos 417 do Estado da Bahia. O projeto teve reconhecimento nacional, sendo a sua metodologia utilizada por outros estados, a exemplo do Acre e do Pará.