fbpx

“Todos Contra a Dengue” movimenta equipes

Primeira prova da IV Gincana Municipal “Todos Contra Dengue” movimenta equipes participantes

Com a missão de retirar de casas e de terrenos baldios materiais que pudessem acumular água e servir de criadouro para o aedes aegypti, as seis equipes participantes da IV Gincana Municipal “Todos Contra Dengue”, promovida pela Prefeitura, cumpriram a primeira prova “Retirada de Depósitos”, que aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro. Todas as equipes coletaram materiais, como garrafas e sacos plásticos, frascos de manteiga, latas de alumínio/recipientes de ferro, entre outros.

Para essa etapa, a Secretaria de Saúde contou com a colaboração da Secretaria de Serviços Públicos, que forneceu equipe e caminhão para coleta e transporte dos materiais. “Esta é uma das provas que as equipes mais trabalham, seja na coleta, seja na orientação à comunidade sobre os possíveis criadouros do mosquito”, esclareceu a coordenadora de Endemias, Poliana Gonçalves.

Indira Santos Matos

A primeira equipe que recebeu a comissão julgadora foi a “Irmãos do Guarani”, que conta com 15 integrantes.  “Nós reunimos nossa equipe e percorremos o centro da cidade e a Rio-Bahia. Também contamos com a colaboração dos moradores do Guarani e do Vila América”, explicou a líder da equipe, Indira Santos Matos.

Taís Maria

Jeneisa Barbosa

No distrito de Inhobim, os agentes de endemias foram recebidos ao som da paródia feita pelos integrantes da equipe “Exterminadores da Dengue”, que conta com 50 participantes. “Nós recolhemos o material durante oito dias, a comunidade nos ajudou muito. Foi muito gratificante ver a participação de todos”, contou a líder da equipe, Taís Maria de Jesus. A integrante da equipe de Inhobim Jeneisa Barbosa dos Santos acredita que o mais importante foi o diálogo com a comunidade. “Nós conversamos com todo mundo e muitos nos ajudaram coletando esses materiais”, explica Barbosa.

Maria Celma

A líder da equipe “Abelhas Contra Dengue”, Maria Celma, do povoado de Abelhas, já participou de todas as edições da gincana e vem colaborando com a orientação à comunidade quanto aos riscos da doença. “Nós coletamos materiais durante todo ano para gincana e acredito que temos tido bons resultados no combate a essa doença”, informou.

Hildeci Prado

O objetivo principal da gincana é mobilizar a comunidade quanto à prevenção contra dengue. “Nós estamos percebendo que por onde a gincana passa, as casas estão mais limpas. Isso é muito bom porque, com certeza, essas localidades estão livres de foco do mosquito”, ressaltou a professora da Secretaria Municipal de Educação, integrante da equipe julgadora, Hildeci Prado de Oliveira.

As provas da gincana ocorrerão no período de 25 de novembro a 27 de dezembro de 2013, com atividades educativas, retirada de depósitos, trabalhos em pontos críticos da cidade, trabalho com a comunidade, prova surpresa e encerramento.

Resultado parcial após a primeira prova.