PMVC

Vitória da Conquista recebe mais seis médicos

O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, em sua segunda etapa, contemplou Vitória da Conquista com seis médicos estrangeiros, que trabalharão nas unidades de saúde da família do município. Os novos médicos serão apresentados nessa segunda-feira, 4 de novembro, às 17 horas, no Gabinete Civil da Prefeitura Municipal. 

Os seis médicos foram recepcionados em Salvador, na tarde desta sexta-feira, 01, pela secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo (foto), e pela coordenadora da Atenção Básica, Luciana Farias. “Os novos médicos nos possibilitaram a ampliação de três novas equipes e completar três equipes já existentes na zona rural de nossa cidade”, informou Márcia. 

As unidades de saúde que receberão os novos médicos são as de Veredinha, Bate-Pé, Inhobim e São Sebastião, e as novas equipes que serão implantadas são equipe II do Miro Cairo, equipe II da Lagoa das Flores e Lagoa Formosa. Nessa segunda etapa, a Bahia recebeu 277 estrangeiros, que, durante esta semana, participaram de atividades pedagógicas coordenadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e receberam informações diversas sobre as principais patologias no estado, os programas de saúde e a rede de serviços, inclusive, hospitalares. 

Sobre o Programa – Lançado em 8 de julho pelo Governo Federal, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Como definido desde o lançamento, os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos apontados e as vagas remanescentes são oferecidas aos estrangeiros. 

Com informações do Ministério da Saúde