fbpx

Cidade Digital: MC inaugura projeto até o final de 2013


Técnicos da empresa G4S Technology estão em Vitória da Conquista instalando a infraestrutura do Cidade Digital. A empresa foi contratada pelo Ministério das Comunicações que realiza o projeto em mais de 340 municípios do Brasil.

Nesta fase do projeto, são instalados equipamentos estruturais, a exemplo dos racks e cabos, nos 17 Pontos de Acesso de Governo (PAG) e montadas as ferragens para ancorar os 24 km de fibra ótica. Até esta segunda-feira, 2, foram colocados 7 km de ferragem e oito pontos (Semtre, Smed, Central de Regulação de Leitos, Samu 192, Esaú Matos, Rede de Atenção, Ufba e Ifba) receberam os equipamentos.

Segundo o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Gilberto Veroneze, o lançamento da fibra ótica deve acontecer a partir da próxima semana. Após a conclusão desta etapa, será instalada a parte lógica do projeto: equipamento de backbone, configurações do sistema, instalação de softwares de gerenciamento e controles e conexões.

O Ministério das Comunicações escolheu vários estados brasileiros para a implantação do projeto piloto. A prioridade nesse momento inicial é a Bahia. “A intenção do Ministério é inaugurar o projeto piloto das nove Cidades Digitais baianas até o fim desse mês. Com relação a Conquista, isso é possível, pois as obras estão num ritmo muito intenso”, declara Veroneze.

Gilberto Veroneze

Para a viabilidade do projeto, o Governo Federal investiu no município mais de R$ 1 milhão. Já o Governo Municipal disponibilizará o link de internet, além dos serviços de adequação e aluguel dos 521 postes utilizados para passagem da fibra ótica.

Cláudio de Jesus

Ministro das Comunicações Paulo Bernardo Silva e o Prefeito Guilherme Menezes na assinatura do convenio do Programa “Cidade Digital”