fbpx

Alunos reciclam óleo de cozinha

 

O sabão ecológico é produzido a partir do óleo de cozinha utilizado no dia a dia e traz benefícios por não agredir a natureza e poluir o meio ambiente.

 Manaus – Você sabe a relação entre óleo de cozinha e sabão? Podem aparentemente não ter relação, mas eles têm muito a ver um com outro. Para evitar o descarte do óleo de maneira indevida, que polui e prejudica a natureza, o projeto ‘Sabão Ecológico’ aposta na reciclagem.

Os alunos da Escola Estadual Antônio Nunes Jimenez, localizada no bairro Zumbi, zona leste, participam do Programa Ciência na Escola (PCE), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisas do Estado do Amazonas (Fapeam). O grupo coleta o óleo utilizado na escola e na comunidade e o transforma em sabão. Após a produção do material, ele é redistribuído na comunidade.

O projeto, que iniciou em maio de 2013, tem como principal objetivo conscientizar a população e diminuir a quantidade de óleo descartado no meio ambiente. “Durante sete meses, nós recebemos mais ou menos 200 litros de óleo doados pelos alunos da escola, ou seja, são 200 litros de óleo a menos jogados na natureza”, afirma o jovem cientista Gabriel Lima.

O sabão ecológico é produzido a partir do óleo de cozinha utilizado no dia a dia e traz benefícios por não agredir a natureza e poluir o meio ambiente. Além de superar a qualidade do sabão produzido nas indústrias comuns, o sabão ecológico não agride a pelé e não contém produtos químicos como os industrializados.

Há algum tempo as pessoas descobrem um novo jeito de aproveitar sem causar danos a natureza. A qualidade não é inferior em relação aos detergentes industrializados existentes no mercado.

O sabão ecológico é 100% biodegradável, ou seja, não polui a natureza. Ao se decompor em contato com colônias de micro-organismos existentes em água corrente perde as propriedades químicas nocivas ao meio ambiente.

Além de poder ser produzido em casa e ajudar na preservação da natureza, o sabão ecológico ainda pode gerar economia e renda no fim do mês. Quando o óleo não é descartado da maneira correta, ele vai para esgotos, e escoa nos rios. Esta ação causa a poluição do meio ambiente e extinção de animais nos rios, além de originar um gás tóxico chamado de ‘metano’, que em contato com a camada de ozônio contribui com o efeito estufa.

Receita do sabão ecológico

O sabão é feito após a mistura de alguns ingredientes. É importante lembrar que a mistura deve descansar por um dia e só poderá ser utilizada após uma semana.

Peneire o óleo para retirar os resíduos e impurezas

Aqueça o óleo sem deixar ferver

Adicione soda cáustica (350 ml para cada litro de óleo)

Adicione 1 ml de aromatizante ou amaciante

De acordo com o engenheiro químico do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Sérgio Bringel, com o conhecimento certo sobre qual reagente químico utilizar é possível transformar o poluente em sabão.

“Apesar de parecer impossível, a química entre os reagentes proporciona resultados satisfatórios ao utilizar o óleo de cozinha, pois sua composição possibilitar reações com uma base inorgânica conhecido como hidróxido de sódio”, disse Sérgio Bringel.

A engenheira química do Inpa, Ana Carolina Duarte, ressaltou “que o sabão produzido de maneira artesanal com o óleo de cozinha usado vai contribuir no combate da poluição e contaminação dos esgotos. Entender o processo químico do óleo para o sabão é enxergar a solução dos problemas que enfrentamos hoje”.

Foto: Luana Moura/ Divulgação

Fonte: http://www.d24am.com

 

Carolina Salles

Publicado por Carolina Salles

Apaixonada por Direito Ambiental! Mestre em Direito Ambiental, artista marcial de Wing Chun, adoro animais, flores, música, amante da gastronomia e eterna otimista! Casada e muito feliz!