fbpx

Opções de lazer em Vitória da Conquista

Praça da Juventude e Lagoa das Bateias são opções de lazer em Vitória da Conquista

Para as pessoas que querem aproveitar o período de férias desfrutando dos equipamentos públicos, Vitória da Conquista oferece ótimas opções de lazer e entretenimento. A Praça da Juventude, localizada numa área do bairro Guarani, vem cumprindo o papel para a qual foi criada: servir como espaço propício a atividades de cultura, lazer e esportes. E, para isso, a praça reúne várias opções: laboratório com mostras da fauna e flora existentes no local, auditório com capacidade para cem pessoas, academia ao ar livre, parque recreativo e um anfiteatro para aproximadamente 2.500 espectadores.

O investimento total da obra foi superior a R$ 1,19 milhão, entre recursos federais, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-1), e a contrapartida da Prefeitura de Vitória da Conquista. Com a inauguração da Praça da Juventude foram retomados projetos como o “Música na Praça”, que busca levar música de qualidade para a população, além de oferecer mais um espaço direcionado à valorização de artistas locais. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Outro espaço com diversão garantida é a Lagoa das Bateias que faz parte da sub-bacia da Bacia do Rio Santa Rita, que integra a do Rio Verruga e localiza-se na zona urbana de Vitória da Conquista, possuindo uma área de aproximadamente 53 hectares.Além de oferecer um espaço para a socialização das pessoas, dispõem de espaços de educação ambiental riquíssimos, entre eles, o Museu de História Natural, formado por uma grande variedade de espécies. O local recebe, mensalmente, uma média de 2 mil visitantes. Diversas atividades são desenvolvidas na Lagoa durante o ano como o campeonato de Kart e o projeto Brincando na Lagoa, entre outros.

Após a intervenção da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, a área da Lagoa recebeu uma nova estrutura, tornou-se uma Unidade de Conservação, que além de desempenhar funções de manutenção dos mananciais hídricos e de ter importância como monumento paisagístico e área de lazer para a cidade, estimulou investimentos em saneamento, conservação, educação ambiental, lazer e turismo.