fbpx

Inscrições para o ENCCEJA 2014 vão até dia 31 de março

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) abriu inscrições para o ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos 2014. As inscrições podem ser realizadas até às 23h59min do dia 31/03/2014 horário oficial de Brasília, endereço eletrônico: http://sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja/. A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil com no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização do Exame e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para nível de conclusão do Ensino Fundamental.

Um dos principais objetivos da edição 2014 do ENCCEJA, é construir uma referência nacional de autoavaliação para jovens e adultos do Brasil por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos em processo escolar ou extraescolar.

Adultos que cumprem penas privativas de liberdade e adolescentes submetidos a medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade poderão realizar o exame.

No Brasil, com a instituição do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2009 o Encceja Nacional passou a ser realizado visando à certificação apenas do Ensino Fundamental, pois a certificação do Ensino Médio passou a ser realizada com os resultados do Enem.

Se o participante optar pela prova I (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física) realizará, além da parte objetiva, uma prova de Redação.

As provas serão realizadas no dia 01 de junho de 2014, nos turnos matutino e vespertino em todas as unidades da Federação.