fbpx

Mais empresas aderem ao estágio

Balanço do CIEE aponta crescimento de empresas que abrem oportunidades de estágio no País. No ano passado, 31.488 empresas contrataram estagiários para integrar seus quadros, o que representa um crescimento de 4,88% em relação a 2012, quando 30.022 empresas abriram vagas.

“Isso demonstra que cada vez mais corporações têm despertado para a importância do estágio e descoberto nele uma excelente ferramenta para garimpar e formar novos talentos”, explica Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE.

Além disso, o estágio colabora de várias maneiras com os estudantes: oferece bolsa-auxílio, que em muitos casos é o fator responsável para manter os jovens na escola e, em outros, contribui para aumentar a renda familiar. Essa modalidade de treinamento é o primeiro contato com o mercado de trabalho, com contratação que não implica em recolhimento de encargos trabalhistas e previdenciários para a empresa. Em mais de 60% dos casos, os estudantes são efetivados ao final do programa.

De acordo com Bertelli, programas sociais como o estágio que, em vez de darem o peixe, ensinam a pescar, colaboram para o êxito de políticas públicas, voltadas a parcelas da população que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Isso mostra a relevância do crescimento da adesão das empresas”, pontua.

Sobre o CIEE

Desde sua fundação, há 50 anos, o CIEE já encaminhou 13 milhões de estudantes para estágio e aprendizagem em 250 mil empresas e órgãos públicos parceiros. Para se ter ideia, o contingente de estagiários é maior do que a população da cidade de São Paulo. A marca confirma o crescente reconhecimento da eficácia do estágio e da aprendizagem em duas importantes frentes: como capacitação prática dos jovens para o mercado de trabalho e como fonte de recrutamento de novos talentos. O CIEE também desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados e destinadas, em especial, a segmentos em situação de vulnerabilidade social como: Programa de Educação à Distância, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Alfabetização para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional, Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura -, Feira do Estudante – Expo CIEE, entre outros.