fbpx

Manifestantes questionam rodeio na Expoconquista


Ativistas dos direitos dos animais realizaram neste sábado, 22, uma manifestação contra o rodeio que ocorre em mais uma edição da Expoconquista.  Ao som da música Odeio Rodeio do cantor Chico César e com um banner estendido no centro da Praça 09 de Novembro, os manifestantes distribuíram panfletos alertando sobre o significado do rodeio para os animais e conclamando a população a boicotar o evento.

De acordo com os manifestantes o objetivo de chamar a atenção da população para o assunto foi alcançado ao provocar o debate no seio da sociedade para uma questão que é tratada como natural e que só existe o lado da dor e do sofrimento dos animais. Ainda segundo eles, o ato foi bem recebido pelos populares que concordaram com a iniciativa e se solidarizaram com os ativistas.

Tortura não é cultura – A prática da exploração de animais como fonte de diversão e lazer para as pessoas é antiga. No entanto, é cada vez maior a rejeição ao uso de animais em rodeio, circos, touradas e vaquejadas. No rodeio, por exemplo, o touro não pula na arena de alegria, mas sim porque são expostos à pretensa dominação do “ser humano”, que se utiliza de diversas artimanhas e apetrechos para que o animal pareça bravo e então ser domado pelos “valentes peões”.  Sedém, esporas, peiteira, além de objetos pontiagudos e choques elétricos são as ferramentas utilizadas nos bastidores do rodeio para provocar a ira dos animais, demonstrando que não existe rodeio sem crueldade.