fbpx

Novas regras para estudar e trabalhar no Canadá


Quem está com o programa de viagem acertado, mas ainda não tem visto, deve se apressar para fazer a solicitação e tê-lo aprovado antes da implantação das mudanças

A partir de 1º de junho, o estrangeiro que buscar a aprovação do visto de estudo com direito a trabalho no Canadá precisará se matricular e frequentar cursos de graduação ou pós-graduação. As insituições de ensino de idiomas não estarão mais autorizadas a oferecer estes tipos de programa de intercâmbio.

Por isso, quem já está inscrito em cursos de idiomas, com programas combinados com trabalho, para início neste ano, devem fazer o requerimento do visto antes de 1º de junho. “Se deixarem para depois, as novas regras já estarão valendo, e a autorização para trabalhar não vai sair. Para quem já está com o visto aprovado, vale a regra atual.”, adverte Alexandre Luis Pedrosa, diretor da Infovistos.

O governo canadense vai divulgar uma relação das chamadas colleges, que estão autorizadas a receber as matrículas dos estrangeiros interessados em estudar e trabalhar no país, com a exigência de que aquele que se matricular no curso de graduação ou pós-graduação deverá frequentar as aulas. “Não vai adiantar se matricular apenas para conseguir permissão para trabalhar. Haverá uma fiscalização do cumprimento do programa.”, completa Alexandre.

O study permit, como é chamado esse tipo de visto, dará direito a 20 horas de trabalho durante os cursos com 6 meses ou mais, e em tempo integral durante as férias.

Outra mudança que será implantada serve para quem já estiver estudando no Canadá, como os alunos da High School, ou do Ensino Médio, como chamamos no Brasil. Eles poderão se matricular em um curso de graduação que dê direito a realização de estágios, ou trabalho, sem precisar voltar ao seu país de origem para mudar o status do seu visto. “Todo o trâmite poderá ser encaminhado no Canadá, desde que os estudantes estejam matriculados em instituições autorizadas.”, especifica Alexandre, da Infovistos.

E para dar um final feliz para quem se dedicou aos estudos e ao trabalho canadense, as novas regras estabelecem que, depois que completarem os estudos de pós-graduação, os estrangeiros poderão continuar trabalhando integralmente no país, até que tenham autorização do Work Permit, para poder ficar no país em definitivo.

Todas as alterações oficializadas pelo consulado canadense entram em vigor no dia 1º de junho, mas até lá as autoridades poderão informar normas adicionais ao disposto. Para se manter atualizado, e saber mais detalhes sobre como tirar visto de estudante com direito a trabalho no Canadá, acesse www.infovistos.com.br.

Sobre a Infovistos: Consolidada no mercado como uma das cinco melhores empresas de assessoria para requerimento de vistos consulares para turismo, estudos, negócios, trânsito e outros; e também a mais dedicada na prestação de serviços para intercâmbio ou para qualquer curso no exterior; a Infovistos intermedia o processo de requerimento de vistos junto aos consulados, embaixadas e representações diplomáticas no Brasil. Com a assessoria da Infovistos, o viajante economiza tempo e tem mais segurança e comodidade até o final da solicitação, diminuindo riscos de ter seu visto negado por falta de informações ou comprovações.www.infovistos.com.br