fbpx

Redesim entra em vigor nessa terça-feira, 1º de abril

A Redesim consiste em um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil

Entra em vigor nessa terça-feira, 1º de abril, a adesão de Vitória da Conquista à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM. O convênio de cooperação técnica para a implantação da nova rede foi assinado no dia 10 de março pela Prefeitura Municipal e pela Junta Comercial do Estado da Bahia – JUCEB.

Com a vigência da Redesim em Vitória da Conquista, o município passará a fazer parte do Registro Integrado (Regin), sistema informatizado que integra cadastros e permite o intercâmbio mútuo de informações entre órgãos públicos envolvidos nos registros de empresas, como a Junta Comercial, a Receita Federal, a Secretaria  Estadual da Fazenda e as prefeituras municipais.

Sistema integrado – A Redesim consiste em um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos. Com o funcionamento desse sistema, a expectativa é a modernização dos procedimentos de abertura e encerramento de empresas, diminuindo prazos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

A partir do funcionamento do novo sistema, os usuários poderão obter informações e orientações pela internet ou de forma presencial, a exemplo do acesso a dados de registro ou inscrição, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas.

Por várias vezes, a equipe do Governo Municipal e da Juceb se reuniram para discutir o processo de implantação da Redesim em Vitória da Conquista. Os encontros foram promovidos com o objetivo de disseminar conhecimento, apresentar informações sobre a operacionalização e definir os interlocutores do sistema em cada instituição. Desde o início, o Governo Municipal esteve de acordo com a Redesim e se empenhou, junto à Juceb, em proporcionar a implantação do sistema.