PMVC

Câmara homenageia Polícias Civil e Militar

A audiência é uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB)

Na noite desta quinta-feira (8), a Câmara de Vereadores realizou audiência pública para homenagear as Polícias Civil e Militar pelo Dia da Polícia, comemorado em 21 de abril. A audiência foi uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB).

PMVC

Na ocasião estiveram presentes autoridades civis e militares, que puderam prestigiar o evento em reconhecimento ao trabalho dos policiais que se empenham em prol da segurança pública de Vitória da Conquista e região. Durante o evento os policiais foram homenageados por meio de apresentações musicais, vídeos e poema.

O vereador Gilzete Moreira (PSB), que propôs a realização de audiência pública em homenagem às polícias civil e militar, destacou a importância da ação desenvolvida pelas corporações, impedindo que a violência se alastre. “Sabemos das dificuldades enfrentadas por esses profissionais e só temos que agradecer pelo trabalho em prol de toda a sociedade”, disse, ressaltando o valor das famílias dos policiais e a preocupação pelos riscos da profissão que tem como finalidade manter a segurança da população.

O coordenador Regional da 10ª COORPIN, Delegado Marcus Vinícius, agradeceu pela homenagem, e falou sobre o trabalho da Polícia Civil, destacando a importância da parceria com a Polícia Militar. Ainda em sua fala contou que assumiu a coordenadoria recentemente, e já pôde perceber dados positivos no que diz respeito a casos elucidados.

O representante do Governo Municipal, Márcio Higino, parabenizou o vereador Gilzete Moreira pela homenagem, e destacou a importância das polícias Civil e Militar para a sociedade, que vem enfrentado um momento difícil no que diz respeito à violência. “São anjos da guarda da sociedade que velam por cada um de nós que cumprimos outras tarefas sociais. Cada vez mais a gente percebe uma polícia cidadã, uma polícia inteligente, porque do outro lado o crime organizado tem aumentado cada vez mais”.

A professora Vívian Nascimento Santana transmitiu uma mensagem às esposas dos policiais, lembrando as dificuldades enfrentadas pelos policiais, bem como os riscos da profissão, e ressaltou com uma metáfora a importância das esposas ao lado de seus maridos.  “Através do cuidado e da presença da sua vida na de seus companheiros, vocês estão ajudando a construir catedrais, pois o companheirismo, o amor e o cuidado permitem que ele continuem lutando. Deus vê o seu cuidado com o seu companheiro, a sua disposição e as catedrais que estão sendo construídas de forma invisível através de suas vidas”.

Representando o Colégio da Polícia Militar, o tenente-coronel Wilson Teixeira dos Santos falou que para a instituição é uma honra receber da sociedade de Vitória da Conquista o reconhecimento pelo trabalho realizado. Ainda fez um resumo da história da Polícia Militar desde o seu surgimento e destacou a importância desta para a sociedade. “A PMBA é uma corporação que vem contribuindo para a tranquilidade e a segurança do Estado da Bahia e de todo o Brasil, mas somos uma instituição ainda incompreendida, como todas as outras instituições militares do nosso Brasil”, disse, lamentando os altos índices de violência do país e destacando o ensino do Colégio Militar, que em toda a Bahia tem ocupado o 1º lugar em qualidade de ensino da rede estadual.


A representante do Departamento de Polícia Técnica/DPT, a perita Isnara Martins agradeceu a homenagem e falou sobre as dificuldades da profissão, destacando também a parceria com a Polícia Militar. “Já é a terceira vez que venho a esta Casa e só posso agradecer pelo reconhecimento do nosso trabalho, de estar sempre vigilante”, disse, comentando ainda que, embora o DPT enfrente algumas dificuldades, todos os profissionais que estão à frente do órgão buscam atender as pessoas com excelência.


O Pastor Nidoval Gadelha parabenizou a Câmara de Vereadores pela iniciativa de homenagear os policiais. “Esta é uma homenagem merecida em razão dos serviços prestados à nossa comunidade. Não existe a menor dúvida de que os policiais são os maiores guardiões da ordem pública”.

No encerramento da audiência representantes da Polícia Civil e da Polícia Militar foram homenageados por meio de moção de aplauso.


Polícia Civil
Coordenador Regional Marcus Vinícius de Morais- 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior
Delegada Tânia Silveira- 1ª Delegacia Territorial
Delegada Jaqueline Ferreira- 2ª Delegacia Territorial
Delegada Decimária Cardoso- Delegacia Especial de Atendimento à Mulher
Delegado Ney Brito Lima- Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos
Delegado Elvander Rodrigues- Grupo de Ações Táticas Especiais
Delegada Laíse Testa- Grupo de Repressão a Roubos contra Instituições Financeiras
Coordenadora Isnara Martins- Departamento de Polícia Técnica
Delegado Neuberto Costa Souza- Delegacia de Homicídio

Polícia Militar
Major BM José Moreno Silva- 7º Grupamento de Bombeiros Militar
Tenente-coronel Ivanildo Silva- 9º Batalhão
Major PM Marcelo Souza Lima- 77ª Companhia Independente da Polícia Militar
Major PM Selmo Luiz- 78ª Companhia Independente da Polícia Militar
Major PM Fernando Leite- 79ª Companhia Independente da Polícia Militar
Major PM Wesley Bomfim Sirqueira- 80ª Companhia Independente da Polícia Militar
Capitão PM Hilderim Tomaz- Base Comunitária de Segurança
Major PM Arthur Mascarenhas- Companhia Independente de Policiamento Especializado
Major PM José Andrade Souza Júnior- Companhia Independente de Polícia Rodoviária
Tenente-coronel PM Wilson Teixeira dos Santos- Colégio da Polícia Militar
Capitão PM Jocevã Lima Oliveira- Centro Integrado de Comunicação
Tenente PM- Valdir Sales Guimarães- Central de Videomonitoramento