fbpx

Como criar um DVD em HD dos melhores momentos da Copa

Com apenas 9 passos no Nero 2014 Platinum dá para ter um DVD com jeito profissional para mostrar para a galera do futebol

Um dos sonhos nada secretos dos amantes do futebol, ao longo dos anos, vem sendo o de imortalizar grandes momentos de uma partida em vídeos que relembrem para sempre a emoção que mal dava pra conter naquele instante de um gol de placa ou de um drible de pura poesia. Na Copa deste ano a tecnologia vai dar uma força para que os torcedores concretizem o velho sonho. Com um PC, uma câmera de celular na mão e alguns minutos de diversão hoje é fácil, até para quem nada sabe de edição, criar um DVD com visual profissional, música de fundo, abertura classuda e menus 3D.

Para transformar em um vídeo matador cenas de grandes momentos de um jogo somadas a filmagens da galera que acompanha a partida, uma das opções mais completas e fáceis de usar é a suíte Nero 2014 Platinum, atual edição do clássico software que praticamente ‘inventou’ o mercado de gravação multimídia em PC. Com ela, em 9 passos fica pronto um DVD com jeitão de estúdio, pra um dia mostrar aos netos ou daqui a pouco assistir de novo e de novo. E quem não quer usar disco pode dar saída ao projeto em pen drive, tablet ou no PC mesmo.

Muitos computadores já vêm com Nero instalado, mas quem não o tem pode adquirir o 2014 Platinum no site oficial da marca, em www.nero.com/ptb. Uma opção mais em conta, no mesmo site, é o Nero Video 2014, módulo destacado da suíte só para vídeos.

A produção pode incluir efeitos como música de fundo, imagens “dançando” ao ritmo da melodia, slow motion para aquele frango engolido pelo goleiro ou fast motion para o chutão certeiro do atacante, entre outros. Como dá para aplicar os efeitos mesmo após o projeto ter sido editado, criamos um passo a passo mais simples, que permite sacar como o programa funciona e fazer um vídeo-piloto, deixando campo livre para futuras investidas de maior profundidade.

O primeiro ponto é capturar os vídeos que serão incluídos. Use a câmera do celular para gravar as emoções do momento – a turma torcendo, as comemorações na rua, os fogos e bandeiras.

Para as cenas do jogo há alguns caminhos. Se seu PC tem placa de captura de vídeo, a conecte à TV e grave clipes da partida. Se não tem, use a transmissão do jogo via internet. Há várias formas de capturar vídeo em streaming (isto é, enquanto está sendo transmitido). Dê um Google e vai encontrar algumas bem fáceis. Como o objetivo é captar apenas algumas cenas para uso pessoal, não há problemas de direitos autorais.

Ao captar, não ligue para os cortes. Depois você terá como editar esses pequenos clipes, fazendo cortes precisos para ficar apenas com aqueles instantes verdadeiramente explosivos. Agora, vamos ao passo a passo.

 

 

Arraste os clipes do jogo para o Nero Video

1. Abra o Nero Video

2. Arraste os clipes do jogo escolhido para o Nero Video Dropzone e selecione se:
a) Você quer antes editar o vídeo (nesse caso, vá para a área de autoração de disco)*
b) Você quer criar um disco imediatamente*

*os passos a) e b) serão explicados a seguir



a) Use o tema Futebol no Express Video Editing (1)

3. O clipe que você copiou para o Nero no passo anterior foi adicionado automaticamente ao storyboards
Pra dar a ele uma abertura maneira e uma finalização esperta, as duas com aquela pegada que só um povo pentacampeão pode ter, clique a opção ‘Temas‘ e selecione ‘Esportes‘.
-Um dos temas disponíveis é uma homenagem à Seleção Brasileira
-Opte por esse tema e inclua títulos para a abertura e para a finalização (veja abaixo) e o tema Futebol no Express Video Editing (1)

 
O tema Futebol no Express Video Editing (2)

a) Use o tema Futebol no Express Video Editing (2)

4. Seu projeto será atualizado automaticamente com a Abertura e a Finalização, além de uma Música de fundo ou de Harmonização
(isso é muito legal: dá pra selecionar o balanço entre o clipe e a música de fundo na tela de seleção do tema). Se quiser, você pode cortar o clipe em partes, editar pontos de entrada e saída ou incluir novos clipes no Dropzone do storyboard. Por exemplo, pegue do seu celular vídeos da galera que assistiu o jogo com você e os acrescente! Depois, clique em Próximo.


a) Selecione DVD para seu vídeo do jogo

5. Na tela seguinte, ‘selecione o que você quer fazer‘
-Clique em > Criar Disco > DVD > DVD Video
-O projeto será automaticamente adicionado à tela de autoração de conteúdos do disco


b) Crie o DVD no Nero Video Disc Authoring (1)

6. Ok, seu projeto já foi adicionado à tela de autoração de conteúdos do disco.
Essa tela é a mesma que teria sido aberta se você tivesse selecionado a opção b) inicialmente Nela, você pode:
-Adicionar marcas de capítulos (o que criará pontos de acesso especiais no menu do seu DVD)
-Adicionar novos clipes por meio das opções de importação
-Refazer a ordem dos clipes no disco final
-Ver e usar várias outras opções bacanas de edição disponíveis


b) Crie o DVD no Nero Video Disc Authoring (2)

7. Se você tiver criado um vídeo com um tema de filme antes do passo (a), o fundo do menu do DVD será automaticamente selecionado (no nosso exemplo, é o fundo ‘Brasil‘)
Se você iniciou o processo no passo (b) basta escolher um dos 100 menus classudos em > selecione ‘Brasil‘
-Dica: também dá pra customizar o menu do DVD usando as Opções Avançadas

 

b) Confira o resultado antes de gravar o DVD (3)

8. Nessa tela você confere se o disco saiu do jeitinho que queria usando botões de navegação parecidos com aqueles do controle remoto do seu aparelho de DVD. Se estiver tudo ok, chegou a hora de clicar em Próximo para gravar o DVD.



b) Grave o DVD (4)

9. Chegando lá: coloque um DVD no gravador do PC e clique ‘Gravar‘ para ter sua superprodução pronta.


Nero Assessoria de Imprensa Brasil e América Latina
Allameda.com
Mauricio Bonas – mauricio@allameda.com
Renata Bosco – renata@allameda.com
(11) 3926-5580

Sobre a Nero
A Nero cria aplicativos que auxiliam os consumidores a melhor aproveita seus vídeos, fotos e músicas. A Nero desenvolve um pacote multimídia largamento utilizado, composto de aplicativos poderosos para gerenciamento de mídias, reprodução e edição de vídeos, conversão, cópia de segurança, sincronização de arquivos e gravação de discos. O Nero BackItUp oferece um conceito inovador e fácil de usar para copiar PCs e dispositivos móveis. A Nero possui filiais em Glendale, Califórnia nos EUA, em Karlsbad na Alemanha, em Yokohama no Japão e em Hangzhou na China.

###

Nero e os respectivos nomes de produtos são marcas comerciais ou marcas registradas da Nero AG.  Outros produtos e nomes de marcas podem ser marcas comerciais dos seus respectivos proprietários e não implicam afiliação, patrocínio ou colaboração com seus proprietários. © 2013 Nero AG.  Todos os direitos reservados.

Imagens relacionadas


baixar em alta resolução

baixar em alta resolução

baixar em alta resolução