fbpx

Equipe do CAAV recebe o Prêmio ODM em Brasilia

Vitória da Conquista é uma das 30 cidades brasileiras vencedoras, com o projeto de Redução da Transmissão Vertical do HIV/Aids

Mais uma vez, uma das iniciativas desenvolvidas pelo Governo Municipal de Vitória da Conquista será reconhecida nacionalmente. Nessa sexta-feira, 23, o prefeito Guilherme Menezes – acompanhado pelas técnicas do Centro de Apoio e Atenção à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav), Jaciara Mendes, Mônica Trindade e Tereza Morais – estará em Brasília para receber, da Presidência da República, o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) conferido à Vitória da Conquista.

O prêmio, que está na 5ª edição, reconhece as melhores práticas de gestões municipais e de organizações da sociedade civil que contribuem para o alcance dos objetivos do milênio, a exemplo do combate ao HIV/aids, malária e outras doenças. Vitória da Conquista é uma das 30 cidades brasileiras contempladas com o prêmio graças ao projeto de Redução da Transmissão Vertical do HIV/Aids, desenvolvido pela Prefeitura, por meio do Caav.

O projeto implantado no Caav, no ano 2000, por meio do teste rápido do HIV, e em todas as maternidades do município, garantiu desde 2007 que nenhuma criança nascesse em Vitória da Conquista com o vírus da aids. Para a conquista do prêmio, o projeto de Redução da Transmissão Vertical do HIV/Aids disputou com outras 1090 práticas inscritas em todo o Brasil.

Para a concessão do prêmio foram observados os seguintes critérios: contribuição para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados.

O Prêmio ODM Brasil é coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.