fbpx

Ministro das Comunicações inaugura “Cidades Digitais”

Cidades Digitais: ministro inaugura primeira etapa na Bahia e anuncia mais 24 municípios

Mais 24 cidades baianas vão receber o Programa Cidades Digitais. O anúncio será feito nesta quinta-feira, 29, pelo Ministério das Comunicações – MiniCom, durante a solenidade simbólica de inauguração da primeira etapa, que beneficiou nove municípios. A atividade será em Vitória da Conquista, na Praça Tancredo Neves, às 11h, com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo da Silva.  O projeto é desenvolvido pelo Ministério, com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

O Ministério instalou as redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais, capacitou os servidores municipais, além de disponibilizar aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras nas áreas financeira, tributária, de saúde e educação. “Quero parabenizar os municípios baianos beneficiados nesta primeira etapa, e os demais 24 selecionados. O Cidades Digitais moderniza a gestão, amplia o acesso aos serviços públicos e promove o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia”, explica a secretária de Secti, Andrea Mendonça.

A titular da pasta também reforçou que “esta ação estimula e integra o Programa de Banda Larga desenvolvido pela Secti”. O Programa ainda abrange a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. Os municípios que recebem essa estrutura são selecionados por meio de edital, coordenado pelo MC.  Em 2012, o Ministério das Comunicações abriu a primeira seleção para o projeto-piloto, em que 80 municípios foram contemplados no Brasil, destinando R$ 44,4 milhões. Em 2013, o Cidades Digitais foi incluído no PAC, que destinou R$ 202 milhões para os 262 municípios com população de até 50 mil habitantes.

Primeira etapa: Os nove municípios baianos onde serão inaugurados são: Guanambi, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Uruçuca, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas.

Segunda etapa: Os 24 municípios estão: Abaré, Anagé, Anguera, Baianópolis, Barra, Barra do Choça,  Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Serra, Brejolândia, Buritirama, Coronel de Sá, Cotegipe, Curaçá, Encruzilhada, Guaratirga, Jeremoabo, Pedro Alexandre, Piatã, Presidente Tancredo Neves, Rafael Jambeiro, Riacho de Santana, Rio Pires, Santa Rita de Cássia e São Desidério.