fbpx

Moradores de José Gonçalves apresentam demandas

Moradores cobraram algumas demandas importantes para a melhoria da qualidade de vida da localidade.

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista, reuniu-se nesta quarta-feira, 30, durante Sessão Itinerante realizada no distrito de José Gonçalves, na Escola Municipal Moisés Meira, os moradores da localidade apresentaram as demandas e as principais dificuldades enfrentadas pela população local. A oportunidade foi considerada importante pelos moradores, que acreditam que a zona rural precisa de mais atenção por parte do Poder Público.


O diretor da Escola Municipal Moisés Meira, Emanoel Reinaldo Silva Rêgo, utilizou a tribuna para falar sobre a reforma da escola que, segundo. ele passou por intervenções duas vezes nos últimos anos, mas ainda carece de ampliação, pois a demanda de alunos tem aumentado. “Este assunto já entrou em pauta desde 2013, mas segundo o secretário de Educação não foi aprovado para o orçamento de 2014”, disse, ressaltando que o secretário sabe que a ampliação é uma necessidade de toda a população do distrito e que o Governo Municipal já colocou a demanda como uma de suas prioridades.

O diretor ainda apresentou algumas necessidades da escola, destacando a melhoria da estrutura hidráulica, física e a ampliação no número de salas, além da criação de uma sala com capacidade para atender alunos com necessidades especiais. “Quero dizer que a reforma é urgente, espero que os vereadores nos ajudem a aprovar essa obra para o orçamento de 2015.

O líder comunitário, Eunápio Novais/Napinho, falou sobre uma matéria mostrando a situação de José Gonçalves, publicado em um blog local, mas ressaltou que, como líder comunitário, tem encaminhado ofícios a todas as secretarias, mas não tem obtido resposta, e afirmou que não há respeito na relação da prefeitura com a comunidade. “Não há nenhum secretário que não tenha recebido um ofício com uma demanda da comunidade”, disse.

Falou ainda sobre a solicitação ao governo estadual sobre a revitalização do asfalto, ofício que foi protocolado na entrega. “Quero pedir respeito. Democcracia é isso. Um respeitando o espaço do outro”, disse e afirmou que o veto da presidente Dilma Roussef à emancipação de distritos acabou com os sonhos da comunidade. “Falta tudo, saúde, educação, segurança. Se temos uma polícia hoje é porque a comunidade contribui para comprar gasolina. Tem um ano que secretários tentam blindar uma reunião minha com o prefeito”, desabafou o líder comunitário.


O morador Odiel José de Souza falou sobre a situação da Lagoa da Pedra que, segundo ele, cobra há mais de 20 anos a construção de um poço artesiano. “Precisamos desse poço para o pessoal que precisa matar a sede. Nas épocas eleitorais os políticos chegam nas casas para pedir votos, mas depois que ganham esquecem das pessoas e as deixam passando sede e fome. Acha que isso é normal? Isso é uma vergonha para a região de José Gonçalves”.