fbpx

Senado reascende discussões sobre porte de armas

 

Sugestão sobre porte de armas tem grande repercussão nas redes sociais

A sugestão de que cidadãos devidamente habilitados sejam autorizados a portar armas ( SUG 12/2014) — que foi apresentada por internautas no portal e-Cidadania e será discutida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) — está causando grande movimentação nas redes sociais.

A postagem publicada no Facebook pelo perfil Notícias do Senado sobre o assunto já foi compartilhado quase 17 mil vezes, tendo recebido quase 4 mil curtidas e mais de 800 comentários. Ao todo, já foi vista por mais de 2 milhões de pessoas.

Com toda essa repercussão, a matéria sobre a sugestão, publicada pela Agência Senado, já teve mais de 53 mil visualizações – tornando-se a mais lida do ano.

Após debate na CDH , a sugestão deverá ser transformada em projeto de lei e começar a tramitar normalmente.

Segurança

Há poucos dias, outra matéria, também sobre o tema segurança, atraiu a atenção dos internautas. O textotratava da enquete promovida pelo site do Senado a respeito da Proposta de Emenda à Constituição 51/2013, do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que reorganiza as forças policiais extinguindo o seu caráter militar e determinando que atuem tanto no policiamento ostensivo quanto nas investigações dos crimes.

O post divulgado pela página Notícias do Senado no Facebook no dia 7 de maio teve mais de 4 mil compartilhamentos e mais de 500 comentários de internautas manifestando sua opinião sobre o tema.

Participação popular

No site e-Cidadania, é possível apresentar ideias de projetos de lei e de audiências públicas e votar nas que foram apresentadas. As sugestões de projetos que atingem 20 mil votos favoráveis na internet são encaminhadas à CDH para iniciarem a tramitação formal. As sugestões de audiências que têm pelo menos 10 mil manifestações de apoio são encaminhadas para a comissão mais pertinente para a análise do assunto. Até agora, outras duas ideias de projetos já atingiram esse patamar: uma sobre a legalização da maconha e outra sobre a regulamentação do marketing multinível.