fbpx

Visitas do Comitê Gestor do Programa “Crack, é possível vencer”

Visita ao Centro Pop Adulto

O Comitê Gestor do Programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal, em Vitória da Conquista, realizou uma visita guiada aos órgãos da Prefeitura voltados para as áreas da saúde, educação e desenvolvimento social. Os locais visitados foram o Centro Pop Adulto, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), a Unidade de Acolhimento Adulto, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Adolescente (Caps IA) e o Programa Conquista Criança.

Tarcísia Castro Alves

Segundo a coordenadora municipal do Comitê Gestor do Programa, Tarcísia Castro Alves, o comitê busca a intersetorialidade, reconhecendo quais sãos os órgãos do Governo Municipal relacionados ao “Crack, é possível vencer” para que haja uma maior articulação entre eles. “É uma forma de conhecer os serviços oferecidos para que cada setor possa encaminhar os usuários de forma mais eficiente, tanto com o intuito preventivo como também de cuidado”, explicou.

Arlene Dantas

Para a representante do Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Arlene Dantas, essa é uma atividade de fundamental relevância. “Ao visitar esses órgãos e instituições, nós podemos conhecer de perto a realidade e perceber as suas demandas e também colaborar dentro de cada um desses espaços”, contou Arlene.

Comitê se reúne no Caps AD

Além de Tarcísia e Arlene, participaram da visita o secretário de Governo, Edwaldo Alves; o secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício; o Capitão Dalmo, da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar, a coordenadora do Conselho Tutelar Rural, Patrícia Galvão, e a coordenadora de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação, Jocelma Gusmão. Na oportunidade, ela informou que a Secretaria de Educação fará parte do Programa com o trabalho de prevenção nas escolas.

Espaço do Conquista Criança

“Crack, é possível vencer” – Com o programa, o Município receberá recursos para serem investidos nas áreas de segurança e saúde. Vitória da Conquista foi uma das 27 cidades brasileiras a aderir à iniciativa, que atuará em três eixos (cuidado, prevenção e autoridade).

Ainda faz parte do “Crack, é possível vencer” a criação de uma base comunitária da Polícia Militar, que contará com a atuação de 40 policiais capacitados para o programa, duas viaturas e duas motos específicas para o programa e 20 câmaras de videomonitoramento