fbpx

As dez maiores conquistas esportivas da Colômbia

  • A grande atuação da Colômbia no Mundial 2014 se soma às importantes conquistas e ao bom momento esportivo pelo o qual o país cafeteiro atravessa em todas as áreas de atuação
  • A iniciativa #LoBuenoDeColombia alcançou, até o momento, mais de 230 mil mensagens positivas sobre a Colômbia, o que representa 4 estádios virtuais cheios de mensagens sobre o melhor do país
  • Para as torcidas de diversos países, a seleção da Colômbia se configura como uma das favoritas a ser protagonista na reta final do Mundial

Junho de 2014 – Depois de finalizada a fase de grupos no Mundial de 2014 e abrir as portas para as oitavas de final, a Seleção Colombiana de Futebol alcançou um marco em sua história de mundiais ao terminar invicta e líder do Grupo C, obtendo os 9 pontos possíveis de se conseguir – algo que jamais havia alcançado – e avançou para a fase seguinte como uma das seleções favoritas a ser protagonista na reta final do Mundial. No entanto, o que todos não sabem é que a grande atuação da seleção cafeteira faz parte de um bom momento esportivo pelo o qual a Colômbia atravessa nos últimos anos e que coloca o país no topo de vários cenários internacionais.

Conquistas contundentes como a que foi alcançada este ano pelo ciclista colombiano Nairo Quintana, que se consagrou como campeão de Giro d´Italia, a medalha de ouro que obteve Catherine Ibargüen no Mundial de Atletismo em 2013, ou as duas medalhas de ouro que a Colômbia conquistou nos Jogos Olímpicos (Levantamento de Pesos e Ciclismo BMX), refletem o inegável bom momento pelo o qual o pais latino americano atravessa.

“Nossos esportistas são os melhores embaixadores do melhor da Colômbia para o mundo – afirma José Pablo Arango, gerente geral da Marca País Colômbia – Eles não só representam o país com a demonstração de seus talentos, como também levam a mensagem de uma Colômbia que atravessa por um bom momento quando se trata de cultura, turismo, economia, investimento, e claro, esportes.

Para ressaltar os atrativos da Colômbia, a Marca País desenvolveu uma estratégia de comunicação durante o Mundial para que, por meio da plataforma www.lobuenodecolombia.coou com a hashtag #LoBuenoDeCOlombia nas redes sociais, usuários do todo o mundo enviem mensagens falando sobre o melhor da Colômbia. Cada mensagem encherá um estádio virtual do Mundial que pode ser visualizado na plataforma. Para cada estádio cheio de mensagens, a Marca País construirá um campo de futebol para crianças carentes na Colômbia. Até o momento, a iniciativa gerou mais de 230 mil mensagens positivas sobre o país com as quais já completaram quatro estádios.  O objetivo é alcançar o total de 650 mil mensagens.

“Esta ação se converterá em incentivo e apoio para as crianças colombianas que, com novos campos, poderão se transformar nos futuros representantes do futebol da Colômbia”, comemora Arango.

Veja a lista das 10 maiores conquistas da Colômbia em esportes:  

  1. Em 2013: Medalha de ouro no Mundial de Atletismo vencida por Catherine Ibargüen em Moscou, Rússia.
  2. Em 2013: Medalha de ouro no Mundial de Esportes Aquáticos conquistado por Orlando Duque em Barcelona, Espanha.
  3. Em 2000: Medalha de ouro olímpica em halterofilismo vencida por Maria Isabel Urrutia em Sidney, Austrália.
  4. Em 2012: Medalha de ouro olímpica em BMX conquista por com Mariana Pajón em Londres, Inglaterra.
  5. Em 2013: A coroação de Nairo Quintana como campeão de montanha, juvenil, e subcampeão na 100ª edição do Tour de France.
  6. Em 2014: Primeiro lugar de Nairo Quintana no Giro d’Italia 2014, tornando-o o primeiro sul-americano campeão de um dos torneios mais importantes do ciclismo.
  7. Em 2013: A obtenção de 31 medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Patinação em Öostende, Bélgica.
  8. Tricampeã mundial no Futsal – anos 2000 e 2011 (equipe masculina), e 2013 (equipe feminina)
  9. Em 2013: 19 medalhas de ouro, 3 de prata, e 2 de bronze no Campeonato Sul-Americano Sub-17
  10. A Colômbia ficou em segundo lugar nos Jogos Sul-Americanos de 2014 no Chile, com um total de 166 medalhas: 53 de ouro, 49 de prata, e 64 de bronze. 

Marca País Colômbia– A Colômbia é um país com grande potencial de desenvolvimento e realizações inegáveis nos últimos anos em segurança, desenvolvimento econômico e social, atração de investimentos estrangeiros, comércio exterior e turismo. A Marca País Colômbia é um esforço conjunto do governo nacional e do setor privado para mostrar ao mundo a tenacidade, a dedicação, o talento para o trabalho e a paixão dos colombianos que fazem desse país um lugar melhor para se viver. Mais informações em http://www.colombia.co/