fbpx

CEMERF faz medição para concessão de órteses e próteses

Cerca de 900 pessoas de Vitória da Conquista e de municípios da região que são atendidas pelo Centro Municipal de Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf) serão beneficiadas com 473 órteses, 172 próteses e 568 cadeiras de roda e de banho. Só no primeiro semestre deste ano, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Ministério da Saúde, investiu mais de R$360 mil na aquisição desses equipamentos.

As órteses, próteses, cadeiras de rodas e/ou de banho são imprescindíveis no processo de reabilitação de pacientes que possuem algum tipo de deficiência. Em virtude disso, entre os dias 2 e 3 de junho, o Cemerf realizou a etapa da medição para a concessão desses equipamentos. Essa etapa consiste na retirada de moldes dos membros que receberão dispositivos como, coletes, estabilizadores articulares e braços ou pernas mecânicas. “Na maioria das vezes no dia da prova os pacientes já saem com a órtese ou a prótese. Poucos são os casos em que os aparelhos necessitam de um novo ajuste”, explicou a coordenadora do Cemerf, Josemeire Nóbrega.

A concessão das órteses e próteses tem beneficiado muita gente. Lúcia Ferreira de Souza, por exemplo, natural do município de Jacaraci, compareceu ao Cemerf para a realização da medição da órtese de seu filho, Luan Souza. “Venho com ele aqui no Cemerf a cada 15 dias para avaliação no serviço”, contou Lúcia. Maria Aparecida Prates saiu de Mortugaba com sua filha, Tâmila Cauane, também para fazer a medição. “Como ela está crescendo, vai ganhar a sua segunda órtese”, explicou Aparecida.

Adailton Jesus

Adailton Jesus de Oliveira, que mora em Planalto, também compareceu ao Cemerf para fazer os ajustes da sua prótese, uma perna mecânica que substituiu sua perna direita, perdida em acidente de moto. “Há dois anos perdi minha perna. Recebi essa prótese há um ano e hoje vim fazer os ajustes”, explicou Adailton. Claudionor Neves que mora em Vitória da Conquista também foi vítima de um acidente de moto há quatro anos. “Hoje estou medindo a minha segunda prótese”, disse.

Claudionor Neves

Segundo o fisioterapeuta do Cemerf, Thiago Benevides, existem várias causas para a perda de um membro. “Dos pacientes atendidos no Cemerf, a primeira causa é a diabetes, a segunda é a trombose e a terceira é o acidente automobilístico, sobretudo acidente de moto”, relatou Thiago.

Para adquirir uma cadeira de rodas e ou de banho por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) no Cemerf, basta o cidadão procurar a assistente social do serviço de posse do relatório médico com descrição da patologia, a necessidade da cadeira, além de informações como peso, altura e medida do quadril. É necessário ainda cópias do RG, CPF, comprovante de residência e o cartão SUS.

Já para a concessão de órtese e prótese, além dos documentos acima descritos é necessário passar por uma avaliação com a equipe de reabilitação do serviço. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones: (77) 3429-3461/3429-3463/3429-3462.

Saiba mais – O Centro Municipal de Reabilitação Física e Auditiva de Vitória da Conquista foi implantado pelo Governo Municipal em 1999 e integra a rede de serviços especializados no município. A principal missão do Centro é devolver parcialmente ou totalmente a mobilidade dos pacientes que sofrem algum tipo de deficiência.