fbpx

Copa do Mundo chega à fase decisiva

Desempate e suspensões

Fifa apresenta critérios de desempate em caso de igualdade de pontos e as regras relacionadas a cartões amarelos e vermelhos

por Portal Brasil
A fase de grupos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 está entrando em suas instâncias decisivas. Algumas equipes já estão planejando a viagem de volta, enquanto outras comemoram a classificação antecipada para as oitavas de final. Para que os usuários do FIFA.com fiquem preparados, apresentamos abaixo os critérios de desempate em caso de igualdade de pontos e as regras relacionadas a cartões amarelos e vermelhos.

Quais seleções se classificam:

Os primeiros e segundos colocados de cada grupo se classificam para as oitavas de final.

A posição das seleções na tabela é calculada com base nos seguintes critérios:

1) Número de pontos obtidos em todos os jogos da fase de grupos

2) Saldo de gols em todos os jogos da fase de grupos

3) Número de gols marcados em todos os jogos da fase de grupos

Caso duas ou mais seleções permaneçam empatadas após a aplicação dos critérios acima, a sua colocação será determinada com base nos seguintes critérios de desempate:

4) Número de pontos obtidos nos confrontos diretos entre as equipes empatadas na fase de grupos

5) Saldo de gols dos confrontos diretos das equipes empatadas na fase de grupos

6) Número de gols marcados nos confrontos diretos das equipes empatadas na fase de grupos

Caso a igualdade permaneça mesmo após a aplicação desses critérios, o desempate será feito por meio de um sorteio a ser realizado pelo Comitê Organizador da FIFA.

Regras sobre cartões amarelos e vermelhos

Os jogadores que tiverem sido advertidos com um cartão amarelo terão o cartão anulado após as quartas de final. O objetivo desta medida é impedir que um jogador que receba o segundo cartão amarelo nas semifinais fique suspenso na final do torneio.

Caso um jogador receba dois cartões amarelos em dois jogos diferentes da sua equipe, ele será automaticamente suspenso da próxima partida.Caso um jogador receba um cartão vermelho ou amarelo seguido de vermelho, ele será automaticamente suspenso da próxima partida.

Além disso, outras sanções podem ser determinadas pelo Comitê Disciplinar da FIFA no caso de um cartão vermelho direto.