fbpx

Com 3 artilheiros copa entra na fase de mata-mata

Brasil e Chile abrem as oitavas amanhã no Mineirão. Confrontos terão oito seleções das Américas, seis da Europa e duas da África. Quem perder está fora.

15º dia: Com maior punição dada em Copas, Suárez fica fora do Mundial

                                                                                                                                                     Foto: Hassan Ammar/AP

 O jogador uruguaio Luiz Suárez passou de herói a vilão nesta Copa. Ele operou o joelho 20 dias antes do Mundial e voltou a jogar para salvar a seleção, marcando dois gols contra a Inglaterra no dia 19, para delírio dos torcedores. Agora, o atacante está fora da competição. A mordida no ombro do zagueiro italiano Chiellini no confronto com a Itália resultou em suspensão por nove jogos, além de banimento por quatro meses de qualquer atividade ligada ao futebol.

É a punição mais pesada da história da Copa em casos de agressão. Até então, a maior havia sido dada ao italiano Mauro Tassotti, suspenso por oito partidas após quebrar o nariz de Luis Henrique, da Espanha, em 1994. Durante a partida, Suárez não levou nenhum tipo de advertência.

O jogador uruguaio pode recorrer e, em circunstâncias especiais, o julgamento pode ser feito até sábado (28). Porém, o efeito suspensivo do recurso só é aplicável ao pagamento da multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 250 mil).

Na saída da concentração do Uruguai, Suárez apareceu chorando.

(Foto: Gabriel Barreira/G1)

Turistas se deixam ‘morder

Entre os cariocas, o caso virou motivo de brincadeira. Na orla da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, um painel publicitário com campanha da Adidas, marca alemã de material esportivo, traz o atacante uruguaio Luis Suárez de boca aberta e dentes à mostra – um convite a piadas. Turistas das mais variadas nacionalidades não hesitaram em posar para foto simulando levar uma mordida do jogador.

A Adidas suspendeu qualquer atividade publicitária durante a Copa com o atacante uruguaio e disse apoiar a decisão da Fifa. “Não aceitamos o comportamento recente de Luis Suárez e vamos lembrá-lo dos altos padrões que esperamos de nossos jogadores. Não pretendemos usar Suárez em qualquer outra atividade de marketing durante a Copa do Mundo da Fifa 2014”, disse a empresa.

Balanço da primeira fase

Com as últimas classificadas, Alemanha, EUA, Bélgica e Argélia, Europa e Américas lideram as oitavas de final.

Continuam na disputa cinco seleções da América do Sul (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai), duas da América do Norte (EUA e México), uma da América Central (Costa Rica), seis da Europa (França, Alemanha, Holanda, Grécia, Suíça e Bélgica) e duas africanas (Nigéria e Argélia).

Os únicos a terminar a primeira fase com aproveitamento de 100% (nove pontos) foram os holandeses, costarriquenhos, colombianos, argentinos e belgas.

Neymar Jr., o argentino Lionel Messi e o alemão Thomas Müller ficaram empatados na artilharia do Mundial, com quatro gols cada.

(Foto: Reuters)

Confira os próximos jogos (todos com horário de Brasília):

– Brasil x Chile, no sábado (28), às 13h, no Mineirão

– Colômbia x Uruguai, no sábado (28), às 17h, no Maracanã

– França x Nigéria, na segunda (30), às 13h, no Mané Garrincha

– Alemanha x Argélia, na segunda (30), às 17h, no Beiro-Rio

– Holanda x México, no domingo (29), às 13h, no Castelão

– Costa Rica x Grécia, no domingo (29), às 17h, na Arena Pernambuco

– Argentina x Suíça, na terça (1°) às 13h, na Arena Corinthians

– Bélgica x Estados Unidos, na terça (1°) às 17h, na Fonte Nova

Veja a tabela completa

 

Turistas no Brasil
Entre os dias 1° e 13 de junho, 270 mil estrangeiros desembarcaram nos estados das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, segundo dados da Polícia Federal. Considerando todos os destinos do país, foram 281,7 mil novos turistas, sendo a americana a nacionalidade mais comum, com 31,6 mil pessoas.

O número de visitantes aumentou bastante à medida que a abertura da Copa, em 12 de junho, se aproximava. No dia 1°, apenas 10 mil estrangeiros entraram no país. Já no dia 12, foram 40,3 mil, quatro vezes mais.

Alemanha e EUA classificados

Debaixo de chuva na Arena Pernambuco, a Alemanha venceu os EUA por 1 a 0 nesta quinta-feira (26) e entrou nas oitavas de final como a primeira colocada do Grupo G. O autor do gol da vitória foi Thomas Müller, que agora está ao lado de Neymar Jr. e Lionel Messi na artilharia do Mundial.

O próximo jogo dos alemães será em Porto Alegre, na segunda-feira (30), às 17h (de Brasília), quando enfrentam a Argélia. Os europeus podem pegar o Brasil na semifinal, caso os dois avancem.

Beneficiados pelo triunfo de Portugal sobre Gana, os americanos também comemoraram vaga na próxima fase. Na próxima terça-feira (1°), às 17h (de Brasília), em Salvador, a adversária dos EUA será a Bélgica.

Atraso dos torcedores
A forte chuva que atingiu a Região Metropolitana do Recife nesta quinta-feira (26) foi um complicador para os torcedores que estavam a caminho da Arena Pernambuco. A equipe da Polícia Militar que estava no entorno do estádio estimou que 300 pessoas se atrasaram e perderam parte do jogo.

Bélgica elimina a Coreia

Já classificada, a Bélgica jogou tranquila contra a Coreia do Sul na Arena Corinthians, em São Paulo. Fez apenas um gol no segundo tempo.

Autor do ponto, Vertonghen acabou eleito o melhor em campo, mas o grande destaque do jogo foi Origi. O atacante entrou no segundo tempo e mudou o panorama: com habilidade, colocou fogo no jogo, além de participar decisivamente do gol do capitão belga.

A Coreia Sul esperava um milagre e agora volta para casa.

Adeus a Portugal

O melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, fez o gol da vitória para Portugal contra Gana, mas isso foi suficiente para a classificação. A partida terminou em 2 a 1, mas, pelo saldo de gols do Grupo G, os portugueses perderam para os americanos. A seleção africana também deu adeus à competição.

Cristiano Ronaldo até tentou, mas sentiu a temporada desgastante pelo Real Madrid e falhou na hora decisiva. Discreto nos dois primeiros jogos, foi eleito o homem do jogo contra Gana. Poderia ter ido além, mas perdeu três oportunidades de gol. Ele acabou repetindo a história do também português Luis Figo, eleito o melhor do mundo em 2001 e eliminado na fase de grupos no Mundial do ano seguinte.

Após a derrota, CR7 disse que a seleção sai “de cabeça erguida”. “Tivemos muitas oportunidades, tínhamos que marcar três gols e depender do resultado da Alemanha para ganhar de dois. Demos nosso melhor, não foi possível, era tarefa complicada. O que fica no final é que era possível. As oportunidades que criamos… Saímos de cabeça erguida, tentamos dar o melhor, mas não conseguimos.”

Argélia avança

Uma das surpresas do dia foi a superação da Argélia, que conseguiu ir para as oitavas de final pela primeira vez na história.

Na Arena da Baixada, em Curitiba, os jogadores argelinos, sofreram, mas, apoiados por uma torcida fanática, empataram em 1 a 1 com a Rússia, tornando-se heróis nacionais. Veio da cabeça do atacante Islam Slimani o gol da classificação da Argélia, no segundo tempo. A festa nas arquibancadas foi emocionante, massinalizadores, que são proibidos, foram vistos no estádio.

À Rússia, eliminada, resta se preparar para 2018, quando será a sede da Copa.

 Dor nas costas

O zagueiro da seleção brasileira David Luiz deixou mais cedo o treino coletivo nesta quinta, em Teresópolis (RJ), após sentir dores nas costas. Mas, segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), isso não deve tirá-lo da partida do próximo sábado (28), às 13h, contra o Chile.

Na última quarta, David Luiz já tinha sido poupado da corrida em volta do gramado que os jogadores titulares fizeram. O camisa 4 ficou na academia fazendo um trabalho regenerativo e não foi a campo.

 O Brasil poderá ter duas novidades no próximo jogo. Fernandinho deve substituir Paulinho no Mineirão. A outra é uma possibilidade é Maicon atuar no lugar de Daniel Alves. No segundo tempo do coletivo desta quinta, Luiz Felipe Scolari testou a substituição. Fonte G1.