fbpx

Emoção em Salvador: seleção Croata tem um baiano

Foto divulgação/Portal da Copa
Um dos atletas do elenco da seleção europeia é brasileiro, filho de ex-jogador de equipes baianas
A família de um jogador baiano naturalizado estava no aeroporto na chegada da seleção Croata.

A Croácia, que enfrenta o Brasil na abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho, em São Paulo, já tem torcida na Bahia. Turistas e a família de um jogador baiano naturalizado croata foram ao Aeroporto Internacional de Salvador nesta terça-feira (3) na expectativa de recepcionar os jogadores da seleção conhecida pela camisa quadriculada.

Já com ingressos assegurados, dois croatas pretendem acompanhar a seleção do país natal em todos os jogos do Mundial. A dupla de viajantes foi ao aeroporto para tentar desejar boa sorte ao elenco, que seguiu em ônibus fretado para Centro de Treinamento em Praia do Forte, na Mata de São João, sem passar pelo desembarque internacional.

“Eu acho que a Croácia não ganha do Brasil, mas chega às finais”, afirma o turista Peter Starkl, que chegou no Brasil no mês passado. Os torcedores também irão a Manaus e Recife para assistir aos demais jogos da Croácia, contra Camarões (18) e México (23), respectivamente.

Um brasileiro que também foi ao aeroporto nesta terça-feira garante que não ficará com o coração dividido na abertura da Copa. O vigilante Adaílton Campos, de 53 anos, residente no bairro de São Caetano, em Salvador, disse que vai torcer somente pelo país europeu. O motivo é especial: o filho dele, Sammir Campos Cruz, de 27 anos, está entre os relacionados para vestir a camisa tricolor.

Atualmente no Getafe, na Espanha, Sammir jogou durante sete anos na Croácia, pelo Dínamo Zagreb, e se naturalizou croata. Apesar de não ter participado das últimas convocações, o meio-campista foi lembrado pelo técnico Niko Kovac na lista que foi anunciada em 14 de maio. “Eu fiquei alegre demais por ter um filho que vai disputar uma Copa aqui no Brasil”, afirma o pai, que também é ex-jogador de futebol, com passagens por clubes baianos.

Com uma pontinha de frustração por não ter conseguido recepcionar o filho, que não via há três anos, Adaílton espera que o primogênito mantenha a calma caso enfrente a Seleção Brasileira. “Que ele não vá em tudo quanto é bola dividida”, aconselha. O vigilante afirmou que vai assistir ao amistoso contra a Austrália, na sexta-feira (6), no Estádio de Pituaçu, e disse que vai tentar falar com o filho no vestiário. “É uma satisfação grande ter um ser que vem de mim e que realmente vai lutar para, quem sabe, conseguir o que o pai dele não conseguiu”, disse.

Centro de Treinamento
Inaugurado em abril, o Centro de Treinamento de Seleções (CTS) da Praia do Forte foi construído através de uma parceria estabelecida entre a prefeitura municipal de Mata de São João e o governo federal. Cerca de R$ 3,5 milhões foram investidos na estrutura que vai servir à seleção da Croácia, a primeira adversária do Brasil na Copa. O campo do centro de treinamento tem dimensão de 105 metros por 68 metros, e a arquibancada tem capacidade para 340 pessoas.

Praia do Forte
O lugar escolhido para a concentração da Croácia durante o Mundial foi a Praia do Forte, em Mata de São João, destino turístico que alia belezas naturais com o charme de uma vila rústica. Localizada a 56 quilômetros da capital baiana, no Litoral Norte, a antiga vila de pescadores tornou-se um local tranquilo, que atrai visitantes de todas as partes do mundo, porque reúne o melhor da gastronomia local e internacional, lojas de grife, artesanato, bares, cafés e belos hotéis, pousadas, albergues e resorts. São mais de mil leitos, muitos deles de padrão internacional. A seleção croata ficará hospedada no Tivoli Eco Resort.

Jogos
Após a abertura da Copa, contra o Brasil, na Arena Corinthians (SP), a delegação da Croácia viaja para Manaus, onde enfrentará Camarões na Arena da Amazônia, no dia 18 de junho. A terceira e última partida dos croatas na primeira fase será no dia 23 de junho, na Arena Pernambuco.

Caso conquiste a classificação como um dos dois melhores da chave, a Croácia terá pela frente, nas oitavas de final, os melhores do Grupo B, composto por Espanha, Holanda, Chile e Austrália.