fbpx

Espanha e Austrália se despedem da Copa

 

Abatida por queda na primeira fase, campeã do mundo tenta amenizar fiasco contra os Socceroos, também eliminados, mas orgulhosos pelo que mostraram

AUSTRÁLIA X ESPANHA  -  ficha apresentação - 3 (Foto: arte esporte)

 A Copa do Mundo de 2014 bateu a porta na cara da Espanha. Expulsou-a de casa. Com a Austrália, foi mais carinhosa, levou a relação até onde foi possível, deixou boas lembranças. Existe mais de uma forma de se dar adeus, afinal. E as duas seleções, com ânimos tão diferentes, cumprem tabela nesta segunda-feira, às 13h, na Arena da Baixada. É a despedida delas. Ambas estão eliminadas do Mundial. 

Para a Espanha, não é apenas a saída de um torneio. É o fim de um era. Parte do elenco bicampeão europeu e campeão mundial, o maior da história do país, não seguirá com a seleção. É o caso, já com certeza, do atacante David Villa. E o mesmo, muito provavelmente, valerá também para figuras como o volante Xabi Alonso, o meia Xavi e até o goleiro Casillas. Eles são alguns dos símbolos de uma Espanha histórica.

Xavi e Iniesta no treino da Espanha (Foto: EFE)Iniesta titular e Xavi fora na Espanha (Foto: EFE)

O jogo é melancólico para a Fúria. Xavi, por exemplo, estará no banco e pode nem ter a chance de se despedir. O técnico Vicente del Bosque preferiu mandar a campo os atletas que ainda não atuaram na Copa. Com isso, montou uma base reserva com o apoio de alguns titulares, caso de Iniesta, que vai a campo para fazer seu centésimo jogo pela Espanha.

Na Austrália, também paira certo ar de despedida. Pode ser a última partida em Copa do Mundo para jogadores como Jedinák (29 anos), Bresciano (34), McCay (31). Para o craque do time, o atacante Tim Cahill (34), também. Mas ele nem poderá se despedir em campo. Suspenso, está fora. A Austrália ainda pode ficar sem Bresciano, lesionado. Bozanik no meio e Taggart no ataque são as opções mais prováveis.

– Queremos montar a equipe para jogar contra os maiores do mundo. (…) Os jogadores estão sendo preparados para este jogo, e não para os próximos quatro anos. Ainda haverá oportunidades para os outros jogadores. (…) Sabemos que nosso desempenho na Copa foi bem recebido, as outras nações reconheceram o nosso futebol. Agora, estou mais preocupado com o que o nosso país achou de nós – disse o técnico da Austrália, Ange Postecoglou.

Cahill Chile x Austrália (Foto: Getty Images )Cahill é desfalque na Austrália e pode não jogar mais em Copas do Mundo (Foto: Getty Images )

Na Espanha, as novidades estarão em todos os setores: Reina no gol, Juanfran na lateral, Albiol na zaga, Koke, Mata e Cazorla no meio, Villa no ataque. Alguns titulares serão mantidos. Sergio Ramos deve ser um deles. Jordi Alba, outro.

Os Socceroos jogam pelo empate para deixar com a Espanha a lanterna da chave. Por incrível que pareça, eles fazem campanha superior à dos campeões do mundo: levaram 3 a 1 do Chile e assustaram a Holanda, mas perderam por 3 a 2. A Espanha foi amassada pela Laranja: 5 a 1. E levou 2 a 0 dos sul-americanos.

Pepe Reina e Del Bosque treino Espanha (Foto: Getty Images)Goleiro Reina será uma das novidades de Del Bosque no jogo (Foto: Getty Images)

No saldo, a Austrália está melhor. Ou seja, o fiasco espanhol pode ser ainda maior. O campeão pode ir para casa com a última colocação. Aí está o valor da partida.

– Tenho tanta vontade quanto nas duas primeiras partidas. Para mim, não existe isso de não valer nada. A maior motivação que tenho é vestir essa camisa e representar esse país. Muitos queriam estar onde estou. Para mim, estar com a seleção é a maior motivação do mundo – disse Juanfran.

Será o primeiro jogo entre Espanha e Austrália na história. As duas equipes tentam evitar suas piores campanhas em Mundiais. A Fúria jamais deixou uma Copa sem vencer ao menos um jogo. E os Socceroos nunca ficaram sem somar um ponto que fosse.