fbpx

Ministério Público Federal vai ao Esaú Matos

Fundação de Saúde de Vitória da Conquista recebe visita do MPF

Procurador do MPF, André Sampaio, em visita ao Esaú Matos

O procurador do Ministério Público Federal (MPF), André Sampaio Viana, acompanhado pelas servidoras Patrícia Azeredo Santana e Paula Carolina Rezende, realizou visita ao Hospital Municipal Esaú Matos, com o objetivo de avaliar o atendimento administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC),.

A comitiva verificou os atendimentos oferecidos pelos diversos setores do Esaú Matos e do Laboratório Central Municipal (Lacem). Os representantes do MPF também conheceram a sala de parto que recentemente passou por uma reforma para adequação à Lei Federal nº 11.108 (Lei do Acompanhante). “Nosso objetivo é estabelecer parcerias que possibilitem a melhoria dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos usuários”, informou André Sampaio.


Equipes do Esaú Matos e do MPF com a secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo

Para o diretor-presidente da FSVC, padre Edilberto Amorim, tais parcerias são fruto do reconhecimento da sociedade conquistense sobre a importância do Esaú para o município e para toda região Sudoeste. “Hoje, cada vez mais, a sociedade reconhece o Esaú como hospital de ponta na área materno-infantil e o Governo Municipal não tem medido esforços para melhorar o atendimento ofertado à comunidade”, destacou Amorim.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, lembrou que a parceria com o Ministério Público Federal é fundamental. “Essa aproximação é boa para os dois lados e, principalmente, para a população que tem o serviço melhor qualificado e com grande respaldo”, ressaltou a gestora.

Saiba mais – O Esaú Matos é referência em todo estado da Bahia em atendimento materno-infantil. O hospital oferece Pronto Socorro Pediátrico; Pronto Atendimento em Obstetrícia; Ambulatório para a realização de pequenas cirurgias eletivas, pré-natal de alto risco e atendimento especial pós UTI para crianças prematuras e planejamento familiar; Centro Diagnóstico por Imagem (CDI); Centro Cirúrgico para cirurgias ginecológicas, pediátricas, de otorrinolaringologia, reparadoras, de fístula arteriovenosa e buco-maxilo-facial; internato de pediatria e obstetrícia; Centro Obstétrico com pré-parto e duas salas de parto; alojamento; internato para residentes em pediatria e obstetrícia, ginecologia e anestesiologia; UTI Neonatal com oito leito, Semi-intensiva com 10 leitos e Alojamento Família Canguru com quatro leitos. Por mês, o Esaú Matos realiza em torno de 350 partos.

Também pertencente à estrutura do hospital, o Banco de Leite Humano, setor que se destacou em 2013, com o recebimento do certificado “Excelência em Bancos de Leite Humano” categoria ouro do Ministério da Saúde. Este foi um reconhecimento ao serviço prestado pela unidade que é campeã em coleta de leite humano na Bahia.

A ala pediátrica do Esaú possui 27 leitos para internamentos, berçário de lactentes e Pronto Atendimento (PA), que funciona 24h em regime de plantão, oferecendo atendimento em sete especialidades da Pediatria: clínica, hematologia, oncologia, endocrinologia, pneumologia, homeopatia e gastroenterologia.

Com objetivo de oferecer um ambiente acolhedor e divertido para as crianças, foi revitalizada a brinquedoteca do Hospital Municipal Esaú Matos.

Lacem – O Laboratório Central Municipal avança na prestação de serviço à comunidade, diversificando a oferta e atingindo a média de 500 exames por dia. A eficiência na utilização dos recursos também resulta em maior celeridade na publicação dos resultados de exames. Mais de 90% dos exames são disponibilizados em até 24h pela internet, no site da Prefeitura, desde janeiro de 2013.